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quarta-feira, 10/03/2004
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Centro de Referência em Educação Mario Covas Programação de cursos e oficinas para o 1º semestre de 2004

Durante o primeiro semestre de 2004, o CRE Mario Covas estará promovendo uma série de atividades institucionais e voltadas aos professores da Rede Pública Estadual. Veja a seguir a programação […]

Durante o primeiro semestre de 2004, o CRE Mario Covas estará promovendo uma série de atividades institucionais e voltadas aos professores da Rede Pública Estadual. Veja a seguir a programação cursos e oficinas sobre leitura e Literatura, além das informações sobre I Prêmio Lygia Fagundes Telles – Concurso Professor Escritor, cujos resultados serão divulgados em abril.

Cursos e Oficinas

Atento ao papel fundamental a ser desempenhado pelas escolas na formação de novos leitores, o CRE Mario Covas fez da leitura e da Literatura os temas centrais das oficinas e cursos dirigidos a professores das escolas públicas estaduais. Desde o segundo semestre de 2003, quando foi iniciada, a programação recebeu uma participação expressiva de professores de todo o Estado.

No primeiro semestre de 2004 o ciclo de cursos e oficinas dará continuidade ao trabalho de preparar o professor para trabalhar com a leitura em sala de aula. Estão sendo oferecidos os cursos “Monteiro Lobato na sala de aula”, com duração de 32 horas e início em 10 de março, “Leitura e produção de textos” (40 horas, início em 18 de março), além das oficinas. “O conto na sala de aula”, “Abraçando a palavra”, “A arte de contar histórias” e “A formação de leitores”, com cargas horárias que vão de 8 a 12 horas.

“Nossa intenção é contribuir com a criação de um espaço efetivo para a reflexão e vivência de práticas pedagógicas para a formação de leitores. Acreditamos que a temática não poderia ser mais acertada, já que a Literatura tem um papel muito especial na ‘construção’ do indivíduo e de sua visão de mundo”, diz a coordenadora do CRE Mário Covas, Maria Aparecida Magnani.

As inscrições para os cursos e oficinas estão abertas preferencialmente para professores PEB I e II, Assistentes Técnicos Pedagógicos – ATPs e Coordenadores Pedagógicos. Segundo Maria Aparecida, algumas Diretorias de Ensino solicitaram a realização das oficinas em suas instalações, a fim de facilitar a participação dos professores. “A demanda será atendida em função da disponibilidade dos docentes e da quantidade de alunos interessados”, explica à coordenadora.

Local dos cursos e oficinas

Centro de Referência em Educação Mário Covas

Av. Rio Branco 1.260, Campos Elíseos, São Paulo.

Inscrições

As inscrições podem ser efetuadas por fax, telefone ou e-mail, informando os seguintes dados:

– O(s) curso(s) e oficina(s) e datas escolhidas

– Nome completo

– RG e CIC

– Endereço

– Telefone, fax e e-mail para contato

– Escola ou órgão em que trabalha

– Diretoria de Ensino

– Telefone e fax do local de trabalho

– Cargo e função que ocupa

– Disciplina

• Fax:

3334-0100 ramal 140

• Telefone:

3334-0100 ramal 123, com Míriam

• E-mail:

agendacre@see.sp.gov.br

Confirmação das inscrições

A confirmação das inscrições será feita pelo site do CRE – www.crmariocovas.sp.gov.br – na seção ‘Cursos e Oficinas’.

– Curso ‘Monteiro Lobato na sala de aula’

– Curso ‘Leitura e produção de textos’

– Oficina ‘A arte de contar histórias’

– Oficina ‘A Formação de leitores – o livro de literatura infanto-juvenil na sala de aula’

– Oficina ‘O conto na sala de aula’

– Oficina ‘Abraçando a palavra’

Curso ‘Monteiro Lobato na sala de aula’

Carga horária:

32 horas

Período de realização:

10 de março a 28 de abril

Datas:

Março – dias 10, 17, 24 e 31 (quartas-feiras)

Abril – dias 7, 14 e 28 (quartas-feiras)

Horário:

13h às 17h30min (Com exceção da última aula, que será das 13h às 18h)

Local:

Centro de Referência em Educação Mário Covas

Av. Rio Branco 1260, Campos Elíseos, São Paulo

Professora:

Cilza Carla Bignotto / Mestre em Teoria Literária pelo IEL/UNICAMP

Objetivos:

• Sensibilizar professores de ensino fundamental e médio para a utilização de textos de Monteiro Lobato em sala de aula, a fim de despertar o gosto pela leitura, realizar atividades interdisciplinares e abordar temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

• Enriquecer o repertório de leitura crítica e infanto juvenil dos professores.

• Debater possibilidades de uso dos textos lobateanos como ponto de partida para abordar os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

• Promover o aprendizado prático, por meio do incentivo à realização de planos de aula baseados na obra de Monteiro Lobato.

• Incentivar os professores a estimular a leitura da obra de Monteiro Lobato em sala de aula.

Curso ‘Leitura e produção de textos’

Carga horária:

40 horas

Período de realização:

18 de março a 27 de maio

Datas:

Março – dias 18 e 25 (quintas-feiras)

Abril – dias 1º, 8, 15 e 29 (quintas-feiras)

Maio – dias 6, 13, 20 e 27 (quintas-feiras)

Horário:

8h30min às12h30min

Local:

Centro de Referência em Educação Mário Covas

Av. Rio Branco 1260, Campos Elíseos, São Paulo

Professora:

Miriam Mermelstein /Pedagoga e autora de obras de Literatura Infantil

Objetivos:

• Conhecer a estrutura comunicativa particular de alguns gêneros, as configurações específicas das unidades de linguagem que são traços da posição enunciativa do narrador.

• Ler e analisar textos selecionados nos seguintes gêneros: poesia, crônica, história infantil, conto de fadas, artigo de opinião.

• Vivenciar técnicas de geração de idéias, jogos e exercícios para desbloquear a criatividade e permitir o surgimento de novas idéias.

• Relacionar as possibilidades de comunicação mais eficiente através do conhecimento das características dos vários portadores de texto: jornal, jornal mural, livro em relação à função da escrita. Linguagem funcional e linguagem expressiva.

• Elaborar e refletir sobre a própria escrita durante todo o processo: o que se quer escrever, em que situação a escrita acontece, a quem se destina e para quê. A Recepção do texto.

Oficina ‘A arte de contar histórias’

Número de oficinas: 5

Carga horária: 12 horas cada (a serem ministradas três módulos)

Datas de realização:

Março

Oficina 1: dias 12, 19 e 26, das 8h30min às 12h30min

Oficina 2: dias 11, 18 e 25, das 13h30min às 17h30min

Abril

Oficina 3: dias 5, 12 e 19, das 13h30min às 17h30min

Oficina 4: dias 7, 14 e 28, das 8h30min às 12h30min

Maio

Oficina 5: dias 7, 14 e 21, das 8h30min às 12h30min

Local:

Centro de Referência em Educação Mário Covas

Av. Rio Branco 1260, Campos Elíseos, São Paulo.

Professora:

Maria Tereza Mattoso/Atriz, pesquisadora e contadora de histórias

Objetivos:

• Proporcionar vivências artísticas aos educadores, a fim de que possam realizar atividades de narração de histórias de maneira envolvente e eficaz, despertando nos alunos o interesse e o prazer da leitura.

• Ajudar a estabelecer critérios para a seleção das histórias narradas em sala de aula.

• Apresentar as diversas técnicas possíveis para contar histórias em sala de aula.

Oficina ‘A Formação de leitores – o livro de literatura infanto-juvenil na sala de aula’

Número de oficinas: 9

Carga horária: 8 horas cada (a serem ministradas em um único dia)

Datas de realização:

Março

Oficina 1: dia 15, das 8h30min às 17h30min

Oficina 2: dia 29, das 8h30min às 17h30min

Abril

Oficina 3: dia 2, das 8h30min às 17h30min

Oficina 4: dia 16, das 8h30min às 17h30min

Oficina 5: dia 23, das 8h30min às 17h30min

Oficina 6: dia 30, das 8h30min às 17h30min

Maio

Oficina 7: dia 3, das 8h30min às 17h30min

Oficina 8: dia 5, das 8h30min às 17h30min

Oficina 9: dia 17, das 8h30min às 17h30min

Local:

Centro de Referência em Educação Mário Covas

Av. Rio Branco 1260, Campos Elíseos, São Paulo.

Professoras: Célia Arnaldo e Silva/Mestre em Ciências – Lingüística aplicada ao ensino de línguas.

Miriam Mermelstein /Pedagoga e autora de obras de Literatura Infantil

Objetivos:

• Ler e analisar obras de literatura infanto-juvenil.

• Discutir com os professores critérios de seleção de obras de literatura infanto-juvenil destinadas aos alunos dos ciclos I e II.

• Orientar os professores para o trabalho com literatura infanto-juvenil na sala de aula.

• Enriquecer o repertório dos professores com materiais recém-lançados pelo mercado editorial, disponíveis no CRE Mario Covas, e que possam ser utilizados com competência na sala de aula.

Oficina ‘O conto na sala de aula’

Número de oficinas: 3

Carga horária: 8 horas

Datas de realização:

Abril

Oficina 1: dia 17, das 8h às 17h

Maio

Oficina 2: dia 8, das 8h às 17h

Oficina 3: dias 10 e 12 das 8h30min às 12h30min

Local:

Centro de Referência em Educação Mário Covas

Av. Rio Branco 1260, Campos Elíseos, São Paulo.

Professora:

Cilza Carla Bignotto / Mestre em Teoria Literária pelo IEL/UNICAMP

Objetivo:

• Oferecer ao professor subsídios fundamentais para o uso do Conto em sala de aula:

– Noções da história do conto.

– Características formais e temáticas do gênero.

– Leitura e análise de contos contemporâneos.

– Discussão das possibilidades de uso do conto em sala de aula.

Oficina ‘Abraçando a palavra’

Número de oficinas: 2

Carga horária: 8 horas

Datas de realização:

Abril

Oficina 1: dia 3, das 8h às 17h

Maio

Oficina 2: dias 19 e 26, das 8h30min às 12h30min

Professora:

Miriam Mermelstein /Pedagoga e autora de obras de Literatura Infantil

Objetivos:

• Promover a reflexão sobre a escrita, a leitura e a literatura na escola.

• Promover análises de textos literários e exercícios coletivos de criação.

Prêmio Lygia Fagundes Telles – Concurso Professor Escritor

Em setembro de 2003 a SEE/SP lançou, por meio do CRE Mario Covas, a primeira edição do Prêmio Lygia Fagundes Telles – Concurso Professor Escritor. Trata-se, ao mesmo tempo, de uma homenagem à grande escritora e de um estímulo ao potencial criativo dos educadores da Rede Pública Estadual.

A resposta foi surpreendente: 960 trabalhos foram inscritos, nas categorias Poesia (532 trabalhos), Conto (393) e Ensaio (35). Os textos inscritos passam agora pela análise da comissão julgadora indicada pela SEE. Os vencedores – 1º ao 5º lugar – nas três categorias serão divulgados no dia 05 de abril, e a cerimônia de premiação acontece no dia 23 de abril. Os autores dos trabalhos selecionados receberão prêmios monetários (de R$ 2.500,00 a R$ 5.000,00), diplomas honoríficos e participarão de uma coletânea a ser publicada pela SEE.

O regulamento do concurso está em:

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/cpe_a.php?t=001

(Nilva Bianco- CRE Mario Covas)