segunda-feira, 20/06/2016
Alimentação Escolar

Chef na Escola: cardápio da merenda ganha mais sabor com técnicas de Janaína Rueda

Mais de duas mil merendeiras serão capacitadas para prepararem dez novas receitas

A partir do segundo semestre deste ano, os alunos da rede estadual terão à disposição, nas escolas onde estudam, um cardápio elaborado pela chef Janaina Rueda. A convite da Secretaria da Educação, a chef vai transmitir a mais de duas mil merendeiras técnicas de preparo e sugestão de temperos. O objetivo é tornar a merenda escolar ainda mais saborosa.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A ação faz parte das ações do Projeto Cozinheiros da Educação, e tem parceria da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Serão criados 10 novos pratos para o cardápio, sendo dez triviais e outros dez festivos, que serão servidos em ocasiões especiais. As receitas estão sendo elaboradas e testadas com alimentos frescos e nutritivos, que já estão disponíveis na despensa das unidades.

A primeira escola a receber o treinamento de merendeiras é a Escola Estadual Maria José, onde Janaina cursou o Ensino Médio. Durante os intervalos das aulas serão testados os pratos, que terão o apoio e supervisão de nutricionistas da Educação. A principal preocupação é agradar o paladar dos estudantes, sem esquecer das taxas nutricionais previstas na alimentação escolar diária. As novas receitas introduzidas na merenda escolar serão reunidas em um livro.

Sobre a chef

Conhecida por adotar um estilo ‘confort food’ – caseiro e cheio de sabor – Janaína comanda dois restaurantes na região central de São Paulo. Também foi eleita uma das 10 mulheres referência da cozinha brasileira pela revista Exame. Outra razão para garantir a parceria: a chef é ex-aluna da rede.