O Circuito de Juventude 2015 está com dois desafios que irá movimentar as escolas. Com o tema “Na Escola e na Vida por Inteiro!” Com início em outubro e término em dezembro, os estudantes de escolas públicas de São Paulo e Rio de Janeiro começaram uma série de atividades sobre educação integral e as formas como cada escola ajuda a preparar os jovens para seguirem seus projetos. O programa é organizado pelo Instituto Airton Senna. O prazo para o envio dos desafios é até sexta-feira, 11 de dezembro.
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Conheça dos paineis do Pinterest.
O objetivo é fazer com que os alunos desenvolvam competências cognitivas e socioemocionais fundamentais para descobrir mais sobre eles mesmos e refletir sobre o projeto de vida que querem seguir. Desta forma se tornarem estudantes mais críticos e autônomos.
Os desafios são: Selfie de Responsa e TAG – O que aprendemos. No primeiro, os alunos e professores devem se reunir e responder: como o professor contribuiu com a aprendizagem em 2015. E o que ele aprendeu com o time neste ano.
Já no TAG, os alunos produzirão um vídeo para compartilhar com a comunidade escolar tudo o que o time aprendeu este ano.
Com esse projeto, os estudantes podem trabalhar além do autoconhecimento, mas também a colaboração, comunicação e responsabilidade. E ainda as três competências cognitivas: pensamento crítico, resolução de problemas e a criatividade.
Acontecerá também nas escolas, uma etapa virtual do Circuito no Pinterest, no qual os estudantes poderão assistir vídeos, curtir, comentar e conhecer outros jovens das escolas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Será realizado também o hangout sobre o circuito.
Circuito da Juventude
O Circuito da Juventude acontece desde 2004 e este ano é o primeiro ano em que todas as etapas serão realizadas no ambiente virtual, especialmente do Pinterest. Onde serão divulgadas produções dos alunos em fotos, vídeos, vinculados ao tema Circuito 2015: Na escola e na vida, por inteiro! A programação segue até dezembro na maior parte das escolas. O Instituto desenvolve soluções educacionais voltadas à leitura e à educação integral para os anos finais do Ensino Fundamental e em algumas unidades Ensino Médio.