Neste sábado (29), mais uma unidade do programa Creche Escola foi entregue no interior paulista pelo governador Geraldo Alckmin. O município beneficiado é Restinga, localizado na região de Franca, e o novo prédio tem capacidade para atender 130 crianças de 0 a 4 anos.
Pelo programa, a Educação fica responsável por repassar os valores financeiros e acompanhar o andamento das construções. Já as prefeituras devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços. O objetivo é ampliar o atendimento, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.
Em Restinga, o investimento da Secretaria foi de R$ 1,6 milhão. A unidade tem mais de 800 metros quadrados e conta com sete salas e dois berçários. Desde o início do programa, em 2011, o Governo do Estado já investiu R$ 1 bilhão e beneficiou mais de 90 mil crianças.
“O Creche Escola é resultado da união de esforços das prefeituras e do governo para benefício das crianças e de toda a população do município. Essa parceria garante a ampliação das ofertas de vagas para o Ensino Infantil, por meio de um subsídio do Estado fundamental para apoiar o desenvolvimento das cidades e para levar educação de mais qualidade para o interior paulista”, afirma a secretária adjunta, professora Cleide.
Tempo Integral
Além do Ensino Infantil, a Secretaria da Educação também investe para ampliar os programas que aumentam a permanência dos alunos do Ensino Fundamental e Médio nas escolas estaduais. A região de Franca já conta com uma unidade do novo modelo de tempo integral. A capacidade desta escola é para mais de 290 estudantes.
Na modalidade, a jornada média é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. No Estado todo, são 182 escolas com o novo modelo. Além disso, a região de Franca conta com 11 Centros de Estudos de Línguas (CEls), com mais 2 mil alunos matriculados.