sexta-feira, 16/04/2021
Notícia

Com obras de educação antirracista, escolas paulistas recebem mais de 1,5 milhão de livros

Temática étnico-racial, literatura e conteúdo técnico estão presentes na ação, que contempla 100% da rede estadual de ensino

Com os objetivos de incentivar, fortalecer o hábito da leitura e promover o debate sobre o racismo estrutural, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc-SP) distribui 1.572.381 livros em toda a rede de ensino estadual e parte da municipal. São 340 títulos, que variam entre a temática étnico-racial, literatura e conteúdo técnico, para as escolas de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Finais, Ensino Médio e cidades conveniadas.

A Coordenadoria Pedagógica (Coped) da Seduc-SP orientou a rede para a escolha, considerando aspectos técnicos e critérios de validação junto às escolas e Diretorias de Ensino (DEs). Entre eles, linguagem, vocabulário, ilustrações, imagens, temas, alinhamento pedagógico, análise do acervo local da Sala de Leitura e interesse dos estudantes.

O processo ainda contou com a participação direta de estudantes e professores para a escolha do material, segundo critérios de sensibilidade. Foram quatro etapas: escolha e indicação, composição da lista estadual, confirmação da lista final pelas equipes da Coped/Efape (Escola de Formação dos Profissionais da Educação) e aquisição dos títulos.

A maior parcela do montante, ou 1.333.791 exemplares, atende todas as 5175 unidades estaduais de ensino, das 91 diretorias regionais, inclusive Centros Estaduais de Educação para Jovens e Adultos (Ceejas), Classes Provisórias, Escolas Indígenas e demais unidades vinculadas.

Já na rede municipal, a entrega ocorre em 445 cidades conveniadas, num total de 238.590 livros.

A cultura no combate ao preconceito

Para o secretário da Educação, Rossieli Soares, a ação é fundamental para as etapas de formação e desenvolvimento dos alunos. “Com o acesso à leitura e o fomento à cultura, promovemos mais condições de igualdade para ampliar o conhecimento. Os livros nos fornecem aprendizados, vocabulário e notoriedade para debater muitos assuntos da história ou atuais, inclusive aqueles que combatemos diariamente, como qualquer forma de preconceito e discriminação”, resume.

Na temática antirracista, destaque para quatro livros: Memórias da Plantação: Episódios de Racismo Cotidiano, de Grada Kilomba; A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami, de Davi Kopenawa Yanomami; Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro; e Na Minha Pele, de Lázaro Ramos. O quarteto, aliás, foi o mais adquirido, com 9270 exemplares cada.

Entre os estudantes do Ensino Médio e do EJA, na média, cinco títulos de literatura foram mais votados: Dom Casmurro, O Mundo de Sofia, O Cortiço, Vidas Secas e Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Distribuição

A etapa de entrega está em curso e deve ser encerrado no final da primeira quinzena de maio. A região da Diretoria de Ensino de Osasco foi a primeira a receber o material, em 8 de abril.

O investimento total é superior a R$ 50,791 milhões.

Escolas estaduais:

● Investimento de R$ 43.830.366,77;

● 58 títulos de temática étnico-racial;

● 210 títulos literários e técnicos do processo de indicação de livros;

● 1.333.791 livros técnicos e literários a serem distribuídos;

● 5175 escolas estaduais e 91 Diretorias de Ensino atendidas.

Escolas municipais:

● Investimento de R$ 6.961.032,45

● 445 municípios conveniados com a Seduc-SP atendidos;

● 72 títulos literários;

● 238.590 livros a serem distribuídos;

● A carga para os municípios variam entre 288 até 8276 livros.

Fonte: Coped