quarta-feira, 09/05/2018
Mastrangelo Reino//MáquinaCW
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Competição USP de Conhecimento recebe inscrições até 8 de junho

Podem participar alunos do Ensino Médio matriculados nas escolas das redes públicas

A CUC0 – Competição USP de Conhecimento está com inscrições abertas. O período se estende até o dia 8 de junho. Podem se inscrever alunos do Ensino Médio das redes públicas estadual, municipal e escolas técnicas. As provas serão em duas fases, a primeira em junho e a segunda em agosto. A iniciativa é uma parceria da Universidade de São Paulo e da Fuvest com a Secretaria da Educação. Não perca tempo, clique aqui e faça a sua inscrição.

As melhores escolas serão premiadas, e em todas as unidades os melhores alunos de cada ano também receberão premiações. No geral, 96 unidades escolares serão contempladas. As cinco melhores, mais uma de cada Diretoria de Ensino. Então, professores e direção, mobilizem os seus alunos por que depois é só soltar o grito de “é campeão!”.

Como parte do programa Vem pra USP!, a CUCo busca incentivar os alunos da rede pública de ensino paulista a ingressar nos cursos de graduação da USP e, ao mesmo tempo, estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso no ensino superior.

A competição possui duas provas. A primeira é online com 18 testes de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, ciências e matemática. Os estudantes com o melhor desempenho nessa etapa avançam para a segunda fase, que é presencial, e o conteúdo inclui 45 testes, sendo 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades.

Os alunos melhores classificados dos três anos de ensino receberão certificados da USP, visitarão laboratórios de pesquisa da Universidade e terão videoaulas especiais de preparação para o vestibular. Os estudantes do 3º ano do ensino médio premiados ainda participarão do vestibular FUVEST 2019 sem pagar a taxa de inscrição.

Como participar?

O primeiro passo é se inscrever na Competição USP de Conhecimentos. O prazo é de 9 de maio (8h00) a 8 de junho (12h00). A inscrição é feita aqui. Para se registrar, o estudante deve informar o número do CPF e preencher o formulário online.

Durante a semana de 11 a 15 de junho, o aluno deverá acessar o mesmo site da inscrição para realizar a prova online.

Como é a prova da 1ª fase?

Instruções para a realização da prova: acessar o site, inserir o CPF e a senha que cadastrou na inscrição.

São 18 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, ciências e matemática. O aluno responde as questões que possuem quatro respostas como alternativas, sendo apenas uma correta. O tempo total da prova é de 120 minutos.

O conteúdo das questões é escolhido para cada aluno de acordo com o ano do ensino médio no qual ele está matriculado.

As perguntas da primeira fase da CUCo são baseadas no currículo do ensino médio definido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Esse material está disponível no site.

Os estudantes com o melhor desempenho, totalizando até 30% do total de inscritos, avançam para a segunda fase, que será presencial na escola em que o aluno está matriculado.

Os convocados e os locais do exame serão divulgados no site Vem Pra Usp!, no dia 1 de agosto de 2018.

Como é a prova da 2ª fase?

Instruções para a realização da prova: são 45 questões de múltipla escolha: 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades. São cinco alternativas, sendo uma correta. O conteúdo exigido é de acordo com o ano no qual o aluno está matriculado.

A prova será realizada no dia 09 de agosto, das 8 horas às 11 horas. O local do exame é a escola onde o aluno está matriculado. A lista dos alunos aprovados para a segunda fase e os respectivos locais de provas estarão disponíveis no site, no dia 1 de agosto.

As perguntas da segunda fase da CUCo são baseadas no currículo do ensino médio definido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Esse material está disponível aqui.

O estudante poderá acessar o site da CUCo para saber o seu desempenho. Também será divulgada uma lista com os melhores resultados.