quarta-feira, 10/11/2004

Comunidade negra é tema de capacitação para professores da rede estadual de ensino

O projeto Educando pela Diferença para a Igualdade, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, inicia a primeira […]

O projeto Educando pela Diferença para a Igualdade, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, inicia a primeira fase de capacitação para professores, neste dia 10, das 9 às 17 horas, na PUC-SP.

As capacitações vão ocorrer nos dias 10, 12, 16, 18, 22, 26 e 30 de novembro e 02, 06, 08 e13 de dezembro, com um total de 40 horas de atividades presenciais e não presenciais. Cerca de 3.200 professores passarão por videoconferências, pesquisas orientadas, discussão de textos, apresentações de projetos, além avaliações de cursos.

Educando pela Diferença para a Igualdade pretende sensibilizar os professores para a temática racial, buscando a compreensão e a reflexão dos processos discriminatórios ocorridos em salas de aula, bem como, na sociedade em geral. Além disso, vai procurar construir com os professores atividades educativas e pedagógicas que busquem enfrentar a questão da discriminação, construindo uma outra perspectiva que enfrente e acolha as diversidades.

Na fase 1 de 2004, professores das Diretorias de Ensino Leste 4, na capital, e Barretos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, no interior, vão discutir a diversidades em geral e, especial, as étnicas e raciais na sociedade e na escola. O projeto, que abrangerá um total de 42 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo, pretende abordar todas as questões da história da África no currículo escolar, de maneira transversal.

A idéia principal é sensibilizar os professores em relação à temática racial, buscando a compreensão e reflexão dos processos discriminatórios ocorridos na sala de aula e na sociedade. O assunto será levado às salas de aula do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série) e Ensino Médio (História, Língua Portuguesa e Artes)

A preocupação da Secretaria da Educação ao implementar essa parceria vem do diagnóstico de que, no final do século XX, negros e mulheres passaram a reivindicar espaço para coibir o tratamento discriminatório recebido no seu cotidiano relacional. Essas reivindicações contribuíram para identificar processos de discriminação que ocorrem em vários âmbitos: entre os próprios negros e na escola, por exemplo.

O Dia da Consciência Negra é comemorado todo dia 20 de novembro e foi instituído pela lei Estadual n.º 7.968 de 1992. Entre os dias 17 e 21 de novembro escolas da rede estadual realizam a Semana da Consciência Negra. A lei nacional n.º 10.639, de 2003, determina a obrigatoriedade da inclusão no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Em São Paulo, o projeto iniciou no ano passado e formou 160 professores de Ensino Fundamental (Ciclo 1) da capital e interior.