• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 18/02/2005
Últimas Notícias

Concurso inédito revela “causos” verídicos do ECA

O desenvolvimento da cidadania é um dos pilares da educação. Com o objetivo de incentivar o debate e divulgar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o portal RISolidária […]

O desenvolvimento da cidadania é um dos pilares da educação. Com o objetivo de incentivar o debate e divulgar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o portal RISolidária (www.risolidaria.org.br) criou o primeiro Concurso ‘Causos’ do ECA. A Fundação Telefônica mantém o portal RISolidária, que nesse concurso atua em parceria com o Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor), e a ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Criança).

As inscrições podem ser feitas até 25 de março, via internet ou correio, e os “causos” devem ter entre 2.800 e 6.000 caracteres. O concurso é aberto ao público, portanto, professores, alunos, e toda a comunidade escolar podem participar. Jovens com menos de 18 anos devem solicitar autorização por escrito ao pai ou responsável – no site há um modelo. O prêmio é um computador com processador de 2GHz, 256MB de memória, 40 GB de disco e kit multimídia.

Os escritores devem contar em prosa algum fato verídico que tenha transformado a vida dos personagens envolvidos pela aplicação do ECA. A organização sugere que o nome verdadeiro dos personagens seja trocado para preservar a identidade dos envolvidos.

A princípio serão selecionadas 15 redações. Destas, sairão cinco finalistas que farão parte de um livro com outros dez “causos” escritos por Jornalistas Amigos da Criança e publicados ao longo do ano no portal RISolidária. O lançamento do livro está programado para julho, quando será anunciado o vencedor do concurso.

Na própria página do programa, o interessado pode obter mais informações sobre essa legislação, consultar o regulamento do concurso, ler um exemplo de “causo” e acessar links e notícias relacionados à cidadania.

Os interessados devem enviar suas fichas de inscrição (disponível no site) e textos para o portal RISolidária, caixa postal 61600, CEP 05424-970, São Paulo, SP, ou via formulário disponível no próprio portal.

Aline Viana