• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 20/08/2003
Últimas Notícias

Concurso Sede de Viver envolve mais de 40 mil alunos

A rede estadual de ensino participa com 125 trabalhos, envolvendo estudantes e professores de todo o Estado de São Paulo Com a meta de incluir o tema água nos trabalhos […]

A rede estadual de ensino participa com 125 trabalhos, envolvendo
estudantes e professores de todo o Estado de São Paulo

Com a meta de incluir o tema água nos trabalhos multidisciplinares das escolas de Ensino Fundamental, o concurso Sede de Viver – Água Tratada, Vontade Saciada está em sua 3.ª edição e premia os melhores trabalhos multidisciplinares sobre o tema. Em 2003, Ano Internacional da Água, são 156 trabalhos inscritos e o envolvimento de 44 mil alunos e 4 mil professores. Os projetos buscam conscientizar alunos e comunidade sobre a importância vital dos recursos hídricos para a vida no planeta.

Em relação ao ano anterior, houve um aumento de 205% no número de trabalhos inscritos – de 51, em 2002, para 156, em 2003. O aumento da participação de professores nos projetos inscritos também foi expressivo: 210%. Em 2002, foram 1.268 educadores envolvidos, enquanto neste ano temos 3.932. O número de alunos participantes aumentou 62,60%. Em 2002 foram 27.436 e em 2003 houve um salto para 44.609.

Dentre os participantes, o número de alunos da rede estadual de ensino é maior do que das demais redes (municipal e particular). Estes alunos participam em 125 trabalhos e têm o auxílio de professores no desenvolvimento de projetos. No total são 125 escolas estaduais envolvidas no concurso que estimula a reflexão sobre a preservação e a economia de água, a recuperação de mananciais e seu uso racional, bem como a busca de formas adequadas de filtragem.

Próxima etapa
Em agosto ocorre a escolha dos três melhores trabalhos e a indicação de eventuais menções honrosas por especialistas em educação, meio ambiente e comunicação.

Em setembro serão anunciados os nomes das escolas vencedoras. O resultado será divulgado por carta e nos meios de comunicação. As escolas vencedoras recebem troféu, diplomas, sistemas de filtragem (incluindo instalação) e um kit educacional sobre meio ambiente.

Estímulo
Em 2002, a escola vencedora foi a EE Nestor Fogaça, do município de São Miguel Arcanjo, na Diretoria de Ensino de Itapetininga, a 160 Km da cidade de São Paulo. O trabalho “Projetão Água – Pacinho pra frente… Pacinho pra trás…”, referência ao rio Pacinho que fica na região, envolveu 580 estudantes e 35 educadores.

E o destaque para a participação da rede estadual na edição de 2002 do concurso Sede de Viver não parou por aí. O segundo lugar ficou com a EE Professora Maria Aparecida Viana Muniz, do município de Eldorado, na Diretoria de Ensino de Registro, que envolveu 871 alunos e 35 professores no “Projeto Água – Sede de Viver”.

O concurso é realizado por uma parceria entre a Cuno Latina, especializada em equipamentos de filtração e purificação de fluidos, e a ONG 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental.

Tatiana Pinheiro