• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 18/02/2016
Lazer

Conheça séries, livros e games que previram o futuro

Derrota da seleção brasileira na Copa de 2014 e naufrágio do Titanic estão entre os destaques

É possível prever o futuro? Todos os dias fazemos esta pergunta para amigos, familiares ou para nós mesmos. A reposta para tal afirmação é muito complexa, porém, alguns seriados, livros e games, utilizados como entretenimento pelo público, já deram uma de Nostradamus por aí, prevendo acontecimentos em suas narrações fictícias que aconteceram na vida real algum tempo depois.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Selecionamos para alunos e professores curiosos, cinco estórias que aconteceram em livros, seriados e games e que se tornaram realidade. As informações são da revista Mundo Estranho:

1) Os Simpsons: em 2014, ano em que a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, a série americana exibiu um episódio em que o personagem Homer foi juiz em um jogo da competição. Entre outros acontecimentos, o jogador brasileiro El Divo, uma espécie de paródia do Neymar, sofre uma lesão e é carregado para fora do campo em uma maca. A seleção brasileira perde para a Alemanha, que se consagra campeã.

Tudo isso aconteceu no episódio “You Don’t Have to Live Like a Referee”, que previu o futuro. Quatro meses depois da exibição, Neymar fraturou uma vértebra em uma partida contra a Colômbia, pelas quartas de final da competição. O brasileiro saiu do campo carregado em uma maca e teve que encerrar sua participação no torneio. Na fase seguinte, a seleção brasileira encarou a Alemanha e perdeu pelo fatídico placar de 7×1.

Mais tarde, os alemães ganhariam o título em cima da Argentina, por 1×0.

2) Cowboy Bebop (1999), de Hajime Yatate: tradicional anime japonês dos anos 90, o desenho previu o acidente com o ônibus espacial Columbia, quatro anos antes. No desenho, o ônibus tem suas placas térmicas desintegradas ao tentar entrar na órbita de um planeta.

No dia 1º de fevereiro de 2003, durante seu lançamento, um pedaço de espuma de isolamento térmico do tanque externo se soltou e danificou a asa esquerda do Columbia, que foi se desintegrando aos poucos, matando os sete tripulantes a bordo.

3) Futiliy, or the Wreck of the Titan (1898), de Morgan Robertson: o livro narra a história da construção e a viagem do navio a vapor Titan, considerado a maior criação humana e que durante uma viajem pelo Atlântico Norte esbarrou em um iceberg a 400 milhas de Terra Nova, no Canadá. Quatorze anos depois, aconteceu o naufrágio mais conhecido da história do planeta: o Titanic que também no Atlântico Norte, na mesma distância da Terra Nova que o navio do livro, bateu em um iceberg e afundou.

4) Presidente Negro (1926), de Monteiro Lobato: a obra relata os bastidores da eleição norte-americana do ano de 2228. Ela é disputada por um negro, uma mulher e um branco conservador. A mulher, Evelyn Astor, perde a disputa nas primárias, e o negro Jim Roy vence o conservador Kerlog no final.

Após 82 anos, nas eleições de 2008, os candidatos mais fortes à presidência dos Estados Unidos eram Hillary Clinton, Barack Obama e John McCain, mais conservador. Hillary perdeu nas primárias e Obama venceu McCain no final, exatamente como na obra de ficção, se tornando o primeiro presidente negro da história do país americano.

5) Homefront (2011): game de tiro lançado para PC, PlayStation 3 e Xbox360, Homefront começa sua história com a morte de Jong-il, em 2012. O governo passa então a seu terceiro filho, Kim Jong-un, que consegue unificar as Coreias, anexar o Japão, expandir seu controle pela Ásia e, enfim, atacar os EUA.

No poder desde 1994, Jong-il sofreu um ataque do coração fatal no dia 17 de dezembro de 2011, a apenas duas semanas de 2012, ano que o game preveu o acontecimento. E quem o sucedeu o trono foi mesmo o terceiro filho da família.