• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 01/12/2011
Últimas Notícias

Conheça os programas da Secretaria da Educação voltados para a prevenção de DST/AIDS

Iniciativas como “Prevenção Também se Ensina” e “Escola da Família” abordam o tema durante todo o ano com os estudantes da rede A partir de hoje (1/12), a Secretaria da […]

Iniciativas como “Prevenção Também se Ensina” e “Escola da Família” abordam o tema durante todo o ano com os estudantes da rede

A partir de hoje (1/12), a Secretaria da Educação realiza uma série de ações para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro. A prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, no entanto, já é tema presente nas salas de aula das escolas da rede estadual. O assunto é abordado durante todo o ano por meio de programas como o “Prevenção Também se Ensina” e “Escola da Família”. 

Conheça os programas da Secretaria da Educação voltados para a prevenção de doenças e promoção da saúde:

Prevenção Também se Ensina: O projeto desenvolve desde 1996 ações voltadas à promoção da cidadania saudável. Ele busca reduzir as vulnerabilidades da comunidade escolar em relação à gravidez na adolescência, às DST/HIV/AIDS, ao uso do álcool, tabaco e outras drogas. Ao mesmo tempo, estimula o reconhecimento e o respeito à diversidade sexual.

Escola da Família: O programa abre as escolas da rede estadual de ensino para a comunidade nos finais de semana. O objetivo é criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes. Cada escola desenvolve atividades balizadas por quatro eixos: esporte, cultura, saúde e trabalho. A prevenção é um dos temas trabalhados pelo eixo saúde.

APE – Ações Preventivas na Escola: o projeto é desenvolvido desde 2004, paralelamente ao Programa Escola da Família. Sua proposta é realizar atividades que busquem o despertar do autocuidado para prevenir dificuldades. As ações são desenvolvidas de forma prática, didática e continuada, sempre procurando tornar lúdicas as atividades e orientações voltadas para a prevenção de DST, uma vez que as  atividades são destinadas ao público jovem.

Sistema de Proteção Escolar: é o conjunto de ações para a promoção de um ambiente escolar saudável e seguro, propício à socialização dos alunos. Ele previne conflitos, valoriza o papel pedagógico da equipe escolar e estimula a participação e integração dos alunos à escola e à comunidade.