• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 20/06/2005
Últimas Notícias

Contadores de histórias estimulam leitura em escola estadual

A iniciativa deu tão certo que os alunos ganharam até uma nova biblioteca, que será inaugurada no próximo dia 22 Uma sala pra lá de aconchegante com almofadas, quadros e […]

A iniciativa deu tão certo que os alunos ganharam até uma nova biblioteca, que será inaugurada no próximo dia 22

Uma sala pra lá de aconchegante com almofadas, quadros e livros, muitos livros. Cenário perfeito para embarcar no universo das mais diferentes situações narradas pelos contadores de histórias. Desde 2003, 82 voluntários e 28 professores se revezam para formar “Leitores do Amanhã”, nome do projeto que atende 685 alunos de primeira a quarta série da EE Alberto Badra, na Vila das Belezas, zona sul de São Paulo. Os voluntários vão à escola quinzenalmente, às quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. E entre uma visita e outra dos voluntários, os professores também atuam como contadores de histórias.

A Fundação Bunge, braço social das empresas Bunge no Brasil, coordena vários projetos em 16 regiões do País. Um deles é o “Leitores do Amanhã”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Voluntários, professores, pais e alunos atuam como contadores de histórias. Em 2005 a Fundação Bunge destinou para o Comunidade Educativa R$ 1,2 milhão.

UMA NOVA BIBLIOTECA

Ouvir histórias é bom, mas poder levar os livros para casa e exercitar o hábito da leitura é ainda melhor. Tanto é que, durante um ano, pais, professores e alunos do colégio trabalharam juntos na criação de uma nova biblioteca. O espaço conta com livros que já estavam na escola e outros que foram comprados pela Fundação Bunge para o trabalho de contadores de histórias. Voluntários, professores, pais e alunos, fizeram o levantamento e a catalogação dos livros. Também realizaram visitas a outras bibliotecas para definir qual seria o modelo adotado. O nome também foi escolhido pelos alunos: Biblioteca Ziraldo, em homenagem ao jornalista, escritor, cartunista e criador do “Menino Maluquinho”.

A inauguração será no próximo dia 22, às 10 horas, e a festa é aberta a toda a comunidade.

Serviço

A EE Alberto Badra fica na Rua Josefina Moretti, 90 – Vila das Belezas (Zona Sul da Capital)

Celso Bandarra