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quarta-feira, 16/08/2006
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Continua até quinta-feira o Seminário Nacional Tecendo Redes pela Educação Integral

Secretaria de Estado da Educação é representada pela Coordenadora da Cenp, Sonia Maria Silva ONGs, escolas e outras instituições de todo o País estarão reunidas até quinta-feira, dia 17, no […]

Secretaria de Estado da Educação é representada pela Coordenadora da Cenp, Sonia Maria Silva

ONGs, escolas e outras instituições de todo o País estarão reunidas até quinta-feira, dia 17, no Memorial da América Latina, em São Paulo, durante o Seminário Nacional Tecendo Redes pela Educação Integral, que faz parte do Prêmio Itaú-Unicef. O objetivo é debater os diferentes referenciais e possibilidades para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. A iniciativa é da Fundação Itaú Social, do Unicef e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Na telinha

A Rede do Saber está no Memorial transmitindo o evento ao vivo pela internet desde a última terça-feira. A exibição continua nesta quinta-feira, dia 17, pela manhã. A Secretaria de Estado da Educação é representada pela coordenadora da Cenp – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, Sonia Maria Silva.

Programação

Nesta quarta-feira, dia 16, serão realizadas mesas redondas com os temas Governança e Políticas de Educação Integral, e Diálogos de Políticas de Educação Integral, relatando experiências vindas do Espírito Santo, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantis, Ceará, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia.

No Estado de São Paulo

O Estado possui atualmente 510 Escolas de Tempo Integral. Pela manhã são oferecidas matérias de todas as disciplinas do currículo, inclusive Educação Física e Educação Artística. À tarde é a vez das oficinas culturais com atividades artístico-culturais (dança, música, teatro e artes plásticas), atividades esportivas (várias modalidades, além de atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos), orientação à pesquisa e aos estudos, resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, informática, práticas em salas ambiente de ciências físicas e biológicas, práticas de educação ambiental e qualidade de vida.

 

A rotina diária inclui ainda língua estrangeira moderna e filosofia (para trabalhar ética com crianças e a arte de conviver bem, estimulando o respeito e valores morais), além de atividades para desenvolver uma cultura de empreendedorismo e estímulo ao protagonismo juvenil.