quarta-feira, 13/10/2004

Coordenações Geral e Regionais se encontram para pensar as metas de 2005 do Programa Escola da Família

Os dias 5, 6 e 7 de outubro foram especiais para os integrantes da Coordenação Geral, ATPs e Supervisores do Programa Escola da Família. Após as comemorações do primeiro ano […]

Os dias 5, 6 e 7 de outubro foram especiais para os integrantes da Coordenação Geral, ATPs e Supervisores do Programa Escola da Família. Após as comemorações do primeiro ano de conquistas, as equipes entram num momento histórico: do planejamento estratégico para o ano de 2005. Este ano será possível fazer com que as metas e as expectativas sejam determinadas juntamente com os educadores que estão na ponta, fazendo o Programa acontecer.

O documento final de Metas 2005 será resultado deste e de outro encontro, marcado para novembro, que têm como principal característica o estabelecimento de prioridades mapeadas de baixo para cima, ou seja, diretamente com as escolas e as equipes atuantes. Os educadores presentes aprovaram a idéia e ressaltaram a importância da iniciativa que rompe com uma tradição onde as estratégias vêm prontas apenas para serem implantadas.

“Os profissionais envolvidos ficam, muitas vezes, contaminados, com o olhar viciado quando estão vivenciando o problema. Desta forma podemos fazer um diagnóstico claro e reconhecer causas e conseqüências das nossas atitudes diárias”, afirmou Márcia Mariza Belli, Supervisora de São João da Boa Vista, a respeito da técnica utilizada com os grupos nas dinâmicas realizadas durante o encontro.

As metas para o próximo ano serão ousadas e deverão aprimorar o Programa: seu atendimento, o número de pessoas que ele abrange, a qualidade das atividades oferecidas e tantos outros itens que podem contribuir para o amadurecimento e para a consolidação do mesmo. Este encontro sinaliza a chegada de uma nova etapa do Escola da Família, em que as expectativas e as demandas criadas a partir da adesão das comunidades às atividades de final de semana se tornam essenciais na escolha dos caminhos que serão seguidos daqui para frente.

A programação foi extensa e teve palestras, grupos de discussão, teatro, filmes, brincadeiras e, principalmente, a construção de uma base para que ATPs e Supervisores possam fazer com seus educadores profissionais a identificação de problemas e soluções que, hoje, é vivida pelo Programa Escola da Família.

A manhã de encerramento, dia 7, quinta-feira, trouxe reflexões profundas e muita emoção com a fala de Eduardo Shinyashiki, que passou os três dias junto com o grupo. Ele ressaltou o desafio que é participar de um programa como o Escola da Família e constatou que o grupo ali presente era diferenciado por ter como ponto de convergência o amor e a coragem de transformar desafios em conquistas.

A Coordenadora Executiva do Programa, Cristina Cordeiro, aproveitou para fechar o encontro valorizando o caminho que já foi trilhado e o compromisso de transformar, com o apoio das Coordenações Regionais, o ano de 2005 em um ano ainda melhor do que o primeiro ano do Escola da Família.

Ana Paula Teixeira