Os 33 integrantes do Coral da APAE de Salto animaram as dezenas de pessoas que transitaram pela Praça da República, nesta sexta feira, às 12h15. O grupo de meninos “coristas” encantou a platéia com entusiasmo e emoção de estar se apresentando.
A programação dos “Corais de Natal” é parte integrante do programa “Escola da Família”, da Secretaria de Estado da Educação, e visa a integração de toda a comunidade durante o período natalino. A próxima apresentação ocorre às 16h30 com o Coral da EE Iijima, de Ferraz de Vasconcelos. Às 17h30 é a vez dos Alunos da EE Anecondes Alves Ferreira, de Diadema. O Coral da Secretaria de Estado da Educação finalizará a série de apresentações que iniciaram em 1º de dezembro.
As pessoas que passaram pela Praça da República e tiveram a oportunidade de assistir as apresentações, ficaram encantadas. “É muito agradável poder assistir um coral como este no centro de São Paulo, faz bem ao coração e à alma, afinal, estamos em um lugar considerado ‘estressante’. O coral relaxa e alivia os momentos de tensão que passamos no dia-a-dia”, comentou Roberta Martins, que passava pela praça quando se surpreendeu com o canto dos meninos.
Durante a apresentação dos coristas da APAE, a chefe de gabinete, Dra. Mariléa Nunes Vianna, e a coordenadora do programa de qualidade de vida, Nayme Saito, estavam entre os funcionários da Secretaria, que aproveitaram o horário de almoço para assistirem a apresentação dos alunos.
Para a fonoaudióloga Cintia Pinto, é importante a atuação dos “coristas” em eventos como este, já que é uma referência de inclusão social e auxilia na melhora da auto – estima. “Iniciativas como esta também ajudam no desenvolvimento da fala, da leitura e da escrita”, acrescentou. O público que assistiu se emocionou com as seis músicas, entre elas, Jingle Bell’, ‘Como é grande o meu amor por você’, ‘Velha Infância’ e ‘Anoiteceu’. O aluno Alan de Andrade não tinha palavras para explicar a sensação de estar cantando. “Estou muito emocionado, não sei o que dizer, hoje é um dia muito importante para mim”, comentou.
No intervalo para a entrada do próximo coral da EE Iigina, a corista Jaqueline Marques Oliveira, estudante do 3º ano do Ensino Médio, explica sua emoção em poder levar cultura às pessoas através das apresentações dos corais.” É muito gratificante fazer parte de um grupo de coral de escola pública com este porte”, comentou. O grupo é formado por 22 coristas (sete meninos e 15 meninas), pianista, regente e professor de canto. Todos estarão a postos daqui a pouco, vestidos com becas azuis e brancas, nas escadarias vermelhas da Secretaria de Educação.
O “Coral de Natal” parte do pressuposto de que a música é uma linguagem universal, uma ferramenta importante no desenvolvimento cultural, emocional e intelectual dos jovens para a integração e a união de toda a sociedade.
Paola Martins