quinta-feira, 27/12/2018
Creche Escola

Creche Escola: Governo anuncia construção de mais 12 unidades

Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, também foram assinados 20 convênios com prefeituras paulistas

Com intuito de ampliar o acesso à educação infantil, o programa Creche Escola beneficiará mais 12 municípios paulistas. A construção de 12 unidades totalizará investimento total de R$21,7 milhões e mais de 1,5 mil vagas para crianças de 0 a 5 anos de idade.

Entre os municípios que receberão as obras estão Alambari, Barra do Turvo, Cesário Lange, Garça, Ibiúna, Ilha Comprida, Iperó, Itanhaém, Jacupiranga, Pardinho, Rubiácea e Ubarana.

O anúncio foi feito no último dia 19 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Márcio França e pelo secretário de Estado da Educação João Cury.

Segundo o governador, essa iniciativa é um bom exemplo de medidas que foram implantadas no Estado e que se mostraram bastante efetivas. “Nossa meta é oferecer plena vaga a essas crianças, já que esta é a fase inicial da formação humana. As prefeituras têm sido muito parceiras”, disse durante a solenidade.

Na ocasião, também foi assinado convênios com as prefeituras de Ariranha, Bertioga, Canas, Carapicuíba, Casa Branca, Colina, Conchal, Coroados, Gastão Vidigal, Itaóca, Limeira, Mauá, Paulicéia, Pedreira, Peruíbe, Santo Antônio da Alegria, São Vicente, Tietê, Torrinha e Ubirajara.

Para o prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Júnior, oferecer vagas na educação infantil é uma questão social fundamental. “Com essa assinatura, ganhamos uma creche para 150 crianças. Isso significa que 150 famílias terão educação de qualidade para seus filhos e os pais disponibilidade para irem trabalhar e melhorarem o padrão de vida”, comentou.

Todas as escolas da iniciativa possuem salas pedagógicas e refeitório e são equipadas com berçários e fraldários. Nessas parcerias, serão destinados R$ 56,6 milhões.

Investimento pioneiro em educação infantil

Diretrizes básicas atribuem a responsabilidade da educação na primeira infância aos municípios. Através do Creche Escola, no entanto, o Governo do Estado de São Paulo auxilia as prefeituras a ampliarem vagas em creches com educação e infraestrutura de qualidade.

“O Estado nunca tinha investido em educação infantil antes. Quando se discute educação pública, todo mundo tem que estar junto”, esclarece o secretário João Cury.

Desde o início do programa, em 2011, o Estado já disponibilizou R$ 1 bilhão na construção dessas unidades em todo território paulista. Com esse acordo, as prefeituras cedem o terreno e a Secretaria realiza o repasse das verbas.

“A aparelhagem, os equipamentos, o mobiliário são muito bonitos. Não tem outro caminho senão uma política de união como esta”, finaliza Regina Spada, dirigente de ensino de São Vicente, região que ganhará três novas unidades.