• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 22/07/2004
Últimas Notícias

Crianças da rede pública do litoral paulista conhecem o interior do Estado

O Governo do Estado, por meio das Secretarias Estaduais de Educação e de Economia e Planejamento, está promovendo durante o recesso escolar a segunda etapa do programa Caravanas do Conhecimento […]

O Governo do Estado, por meio das Secretarias Estaduais de Educação e de Economia e Planejamento, está promovendo durante o recesso escolar a segunda etapa do programa Caravanas do Conhecimento – Redescobrindo o Interior. O programa possibilita que cerca de três mil crianças, de 9 a 11 anos de idade, da rede pública (municipal e estadual) do Litoral e da Grande São Paulo conheçam as peculiaridades dos municípios localizados no Interior do Estado. O término do programa está previsto para esta sexta-feira, dia 23.

Durante as visitas e passeios, as crianças estão conhecendo melhor o modo de vida rural e a cultura do interior paulista, visitando fazendas; engenhos de açúcar para produção de garapa, melado, rapadura; fazendas leiteiras, onde podem ver como é a ordenha, pasteurização e embalagem do leite; pesqueiros; maternidade de bezerros e outros animais típicos. Além das visitas, as crianças também participam de muitas atividades culturais e educativas, bem como práticas esportivas, caminhadas em trilhas e jogos infantis.

As viagens têm duração de cinco dias, com saída às segundas-feiras e retorno às sextas. Cada caravana é composta por 40 crianças, 4 monitores e 1 motorista. As escolas da rede oficial de ensino do Interior são adaptadas para receber as crianças na posição de hospedeiras. Ao todo, são 78 municípios hospedeiros e 26 visitantes em todo o Estado.

Relançado este ano, o programa Caravanas do Conhecimento é dividido em duas etapas. O Interior na Praia foi realizado em janeiro e o Redescobrindo o Interior agora em julho.

Interior na praia – Em janeiro, aproximadamente 7.000 crianças da rede pública de ensino, moradoras no interior de São Paulo tiveram a oportunidade de conhecer as praias do Litoral.

 Renata Ferrarezi

?