Os professores da rede estadual que desejam aperfeiçoar o conteúdo aplicado em sala de aula podem se inscrever nos cursos de capacitação oferecidos pela Universidade de São Paulo (USP). O USP Escola, como é chamado, oferece uma série de cursos voltados para os educadores durante o período de férias.
Para se inscrever, os docentes devem acessar o site do Instituto de Física da USP e preencher o formulário de participação. Os candidatos devem se inscrever em apenas um curso, pois todos serão ministrados simultaneamente. As inscrições terminam no momento em que todas as vagas foram preenchidas.
-Clique aqui e inscreva-se no USP Escola
– Clique aqui e confira os cursos desta edição
Nesta edição, há cursos de física, química, história da ciência, entre outros. As aulas têm início entre os dias 12 e 16 de janeiro. Cada curso tem carga horária de 40 horas.
O encontro, que entra em sua 9º edição, acontece em janeiro e julho, período que marca o recesso escolar, e consiste numa coletânea de cursos de aperfeiçoamento de professores oferecidos pela USP, visando à melhoria da educação em sala de aula.
Outros cursos
A Educação também oferece cursos presenciais e a distância para os docentes que pertencem ao quadro de magistério. Os professores têm a oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades por meio das capacitações nas modalidades presenciais e online, além de contar com os programas que abrem as portas das universidades públicas estaduais para os educadores realizarem cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
– Clique aqui e confira a página sobre cursos voltados para professores
Entre os destaques, estão os cursos presenciais oferecidos pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP), além das plataformas digitais exclusivas oferecidas pela Escola Virtual de Programas Educacionais de São Paulo (EVESP), que leva a alunos e servidores da rede estadual diversas oportunidades.
Secretaria Digital e Currículo+
A Educação ainda possui duas plataformas digitais voltadas a professores e alunos. O Currículo+ é uma ferramenta de apoio pedagógico e compartilhamento de informações entre os docentes que atuam nas cinco mil escolas paulistas.
Para saber mais, acesse a intranet da Educação
Já a Secretaria Escolar Digital é um espaço de consulta e armazenamento de dados sobre as atividades da rede de ensino. É possível conferir dados como relatório de frequência, boletim, calendário de eventos, além do processo de atribuição de aulas.