terça-feira, 27/04/2004

DE de Piracicaba promove curso preparatório para Mestrado

O programa Bolsa-Mestrado acaba de gerar um filhote promissor: a Diretoria de Ensino de Piracicaba oferece, a partir do dia 28, aos docentes e funcionários de suas escolas, o curso […]

O programa Bolsa-Mestrado acaba de gerar um filhote promissor: a Diretoria de Ensino de Piracicaba oferece, a partir do dia 28, aos docentes e funcionários de suas escolas, o curso “Elaborando Projetos de Mestrado”. A meta é fornecer subsídios para que os alunos do curso consigam ser aprovados nos programas de mestrado das universidades locais (UFSCar, Unicamp, Unesp – campus de Araraquara, Unimep).

O curso, com duração de dois meses, é uma iniciativa dos supervisores Fabiana Furlanetto de Oliveira Pavaneli (Mestre em Educação pela Unimep) e Sebastião Aparecido Ferreira (Mestre em Educação pela UFSCar, também se preparando para o Doutorado). Cientes da importância de atividades de pós-graduação para o crescimento profissional na área de Educação, eles resolveram doar um pouco do próprio tempo trabalhando voluntariamente.

As aulas serão semanais e com duas horas de duração. Os alunos receberão noções dos principais referenciais teóricos que permeiam as nossas pesquisas em Educação: positivismo, fenomenologia, materialismo, etc. Simultaneamente, os estudantes, uma vez escolhido o tema de pesquisa, receberão orientação para escrever seus projetos dos professores e demais colegas de turma.

O sucesso foi imediato: as trinta vagas disponíveis esgotaram-se no primeiro dia de inscrição. A equipe do curso espera que no próximo semestre, os alunos estejam aptos para brigar por uma vaga nos programas de mestrado das principais universidades.

Confiante no trabalho de toda turma, alunos e professores, a Diretoria de Piracicaba estuda criar uma nova turma no segundo semestre. “O objetivo é tornar o programa viável na vida de todo educador que tiver interesse em fazer mestrado”, argumenta o dirigente de ensino, professor Oldack Chaves.

Aline Viana