• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 13/10/2005
Últimas Notícias

Dia do professor: Zezé e Luciano assistem aos ‘2 Filhos de Francisco’ com 900 educadores

Encontro no Palácio dos Bandeirantes terá homenagens e surpresas Cerca de 900 professores vindos de todo o Estado participam nesta segunda-feira, dia 17, da festa em homenagem ao Dia do […]

Encontro no Palácio dos Bandeirantes terá homenagens e surpresas

Cerca de 900 professores vindos de todo o Estado participam nesta segunda-feira, dia 17, da festa em homenagem ao Dia do Professor, no Palácio dos Bandeirantes, a partir das 20 horas. Entre eles, 89 educadores que se destacaram em suas atividades – sendo 28 da Capital e Grande São Paulo e 61 do interior do Estado – irão passar uma tarde com direito a visita ao Palácio dos Bandeirantes e chá com o governador do Estado, Geraldo Alckmin. Depois da visita, eles se juntarão aos colegas e demais convidados para assistir ao filme “Dois Filhos de Francisco”. O evento deverá contar com a presença do governador e também do secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita.

Na telona

Pelo menos 1.100 convidados são esperados no auditório Ulysses Guimarães para acompanhar a saga da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, contada a partir da luta de seo Francisco e dona Helena, pais dos artistas. Antes do filme, os quatro serão homenageados.

O jornalista e crítico de cinema Rubens Ewald Filho também participa da festa com uma palestra sobre cinema brasileiro. A programação inclui números musicais, com a participação de alunos da rede estadual, exposições de fotos, que mostram os bastidores do filme, e de instrumentos, como acordeon e violão. E ainda uma exposição sobre o Programa “Caminho das Artes”, da Secretaria de Estado da Educação, que tem proporcionado aos educadores a chance de estar mais perto das artes em geral.

Homenagens

A Secretaria da Educação presta a homenagem aos educadores desde 2003, quando foram selecionados 95 professores ativos mais antigos da rede em tempo de serviço e idade. Cada homenageado recebeu troféus e livros durante o almoço no Palácio. Em 2004, foram selecionados 89 professores que, além de atuarem em salas de aula e desenvolverem atividades de destaques nas comunidades, ainda participavam ativamente, como voluntários no Programa Escola da Família. Cada homenageado recebeu um computador, livros e caneta. Os prêmios, que serão entregues durante o Professor Destaque 2005, a partir das 16 horas, estão entre as surpresas reservadas para a festa.

Sobre o filme

Francisco, lavrador do interior de Goiás, tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos numa famosa dupla sertaneja. Morando numa casinha de adobe, em meio ao nada e horas distante do vilarejo mais próximo, ele não mede esforços neste caminho.
Deposita sua esperança no primogênito Mirosmar ao dar-lhe um acordeão quando o menino tinha apenas 11 anos. Mirosmar e o irmão Emival que ganhara um violão começam a se apresentar com sucesso nas festas da vila até que, no início da década de 70, às voltas com a perda da propriedade, toda a família se muda para Goiânia e vive um momento de enorme dificuldade.

Para ajudar nas despesas, os meninos tocam na rodoviária, onde conhecem Miranda, empresário de duplas caipiras, o primeiro empresário da dupla, com quem desaparecem por mais de três meses. Os meninos fazem sucesso e chegam a cantar para 6 mil pessoas no interior do Brasil quando um acidente interrompe dramaticamente a carreira da dupla.

Depois de quase desistir, Mirosmar volta a cantar, vira Zezé di Camargo e grava sem sucesso um disco solo em São Paulo. Já casado e com duas filhas pequenas, Zezé mal consegue sustentar a família.

Suas músicas são gravadas e fazem sucesso na boca de outras duplas, como Leandro & Leonardo, mas Zezé não se conforma em ser apenas compositor e pensa em desistir: É neste momento que encontra no irmão Welson (Luciano), 11 anos mais novo, o parceiro perfeito para concretizar a profecia de seu pai.

Em 1990 Zezé Di Camargo e Luciano gravam e lançam um disco com a música “É o Amor”, composta por Zezé. Com a ajuda do pai, os filhos de Francisco conquistam as rádios e vendem um milhão de discos.

Zezé di Camargo e Luciano, os filhos de Francisco, comemoram neste ano 20 milhões de cópias vendidas.

A caminho do Oscar

“Dois Filhos de Francisco”, filme dirigido por Breno Silveira, é o longa-metragem nacional que será indicado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para concorrer ao Oscar 2006 representando o Brasil na categoria melhor filme estrangeiro. A lista com todos os concorrentes sai no dia 31 de janeiro do próximo ano e a entrega do prêmio será em março, em Los Angeles (EUA).
O anúncio foi feito pelo secretário do Audiovisual do MinC (Ministério da Cultura), Orlando Senna, e pela Comissão de Seleção, que esteve reunida na sede do ministério, em Brasília, para escolher um título dentre 12 inscritos. O longa do diretor Breno Silveira está sendo apresentado para disputar uma das cinco vagas para a 78ª Cerimônia Anual de Premiação – Oscar 2006, na categoria de melhor filme estrangeiro.
Na opinião dos membros da comissão, “Dois Filhos de Francisco” é o filme que reúne as melhores condições para ser aceito pela Academia de Hollywood, conseguir a vaga e disputar a estatueta. Antes de chegar a uma decisão unânime, os críticos ficaram entre três filmes. Além do selecionado, “Quase Dois Irmãos”, de Lúcia Murat, e “Casa de Areia”, de Andrucha Waddington, estavam dentre os favoritos do júri, formado pelos críticos de cinema Andréa França, Jaime Biaggio, João Carlos Sampaio, Maria do Rosário Caetano, Paulo Santos Lima, Rubens Ewald Filho e Sérgio Moriconi.
“O importante é que o Brasil seja representado por um filme que tenha qualidade artística aliada à chamada `cara de Oscar´ que a Academia tende a premiar”, afirmou Jaime Biaggio. Na sua opinião, “as duas características separadas não funcionam”.
O secretário do Audiovisual, Orlando Senna, complementou as opiniões dos membros da comissão e explicou que “dois critérios nortearam a escolha do júri: a qualidade do filme – seu caráter de obra ao mesmo tempo radicalmente brasileira e abertamente universal – e as características do Oscar de Filme Estrangeiro, as quais o Dois Filhos de Francisco responde muito bem”.

Serviço

Homenagem ao Dia do Professor no Palácio dos Bandeirantes, às 16 horas, e exibição do filme “Dois Filhos de Francisco” às 20 horas.

Data: 17.10.2005
Local: Palácio dos Bandeirantes – Auditório Ulysses Guimarães