segunda-feira, 18/03/2024
Destaque

Dia Mundial da Infância: Educação aplica Avaliação da Fluência Leitora e quer 90% de pequenos leitores até 2026

Prova integra ações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) dentro do Programa Alfabetiza Juntos SP; além de escolas estaduais, 613 prefeituras aderiram à avaliação

O Dia Mundial da Infância é comemorado em 21 de março. Na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), as unidades que atendem a 566 mil estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental são orientadas a desenvolver atividades que incentivem a criatividade e a sensação de pertencimento e segurança dos pequenos com o ambiente escolar ao longo de todo o ano.

Em 2024, a primeira edição da Avaliação da Fluência Leitora será realizada justamente na semana que marca a data instituída pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A prova que identifica se as crianças são pré-leitoras, leitoras iniciantes ou leitoras fluentes pode ser aplicada pelas unidades estaduais e municipais entre esta terça-feira (19) e a próxima sexta-feira (22). Nesta primeira edição do ano letivo de 2024, 108 mil crianças da rede estadual matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental serão avaliadas; 613 prefeituras também aderiram ao exame, que acontecem no mesmo horário das aulas nesta semana.

Alunos da Escola Estadual Professor Paulo Monte Serrat, participam da Fluência Leitora. Fotos dos alunos, Henrique, Felipe e Valentina, e da diretora Gislaine. Data: 11.mar.2024 – Local: São Paulo/SP – Foto: Gilberto Marques/EducaçãoSP

Como funciona a Fluência Leitora
Para o teste, os professores das salas de 2º ano contam com o apoio do aplicativo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação). Esse aplicativo grava a leitura dos alunos e agiliza o acesso aos resultados.

As crianças têm acesso a textos pré-definidos e são consideradas leitoras fluentes aquelas que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.

Na última avaliação da Fluência Leitora, em dezembro de 2023, 64% das crianças matriculadas nas unidades estaduais e em 600 municípios participantes eram consideradas leitoras iniciantes ou fluentes. A meta é que a Educação de SP amplie esse percentual para 90% até o ano de 2026.

Alunos da Escola Estadual Professor Paulo Monte Serrat, participam da Fluência Leitora. Fotos dos alunos, Henrique e Valentina, e da diretora Gislaine. Data: 11.mar.2024 – Local: São Paulo/SP – Foto: Gilberto Marques/EducaçãoSP