quinta-feira, 16/07/2015

Dia do Futebol é comemorado neste domingo (19)

Confira algumas curiosidades desta paixão nacional

A grande paixão dos brasileiros recebeu um dia especial para chamar de seu. Em 1976, a Confederação Brasileira de Desportos, antecessora à atual Confedereação Brasileira de Futebol (CBF), em homenagem ao Sport Club Rio Grande, determinou que no dia 19 de julho seria celebrado o dia do futebol – data em que o clube doi fundado em 1900.

No Brasil, uma bola e um uniforme chegaram em 1848 com Charles Miller, estudante inglês e filho de brasileiros que jogou alguns anos pelo time do Southampton. Desde então, o esporte se tornou extremamente popular e o Brasil o maior campeão mundial de todos os tempos.

Foi em São Paulo a primeira partida de futebol registrada, uma partida entre os funcionários de duas empresas na Várzea do Carmo, em 1895. O placar do jogo foi Companhia de Gás 2 x 4 Cia. Ferroviária São Paulo Railway. Já entre seleções, o primeiro jogo ocorreu em Glasgow, capital da Escócia. Realizado em 30 de novembro de 1872, a Escócia empatou com a Inglaterra pelo placar de 0 a 0.

Na rede estadual de ensino, o esporte saiu dos campos de várzea e ganhou as quadras das escolas. O Clube de Esportes, da E.E. Professora Célia Landim, desenvolve uma série de atividades relacionadas aos jogos, e o futebol não ficou de fora.

“No Clube de Esportes, trabalhamos com o protagonismo juvenil e isso nos ajuda muito com as matérias, como biologia, artes e educação física, por exemplo. E trabalhamos também com os quatro pilares da Educação que é conviver, ser, fazer e conhecer”, explica Caíque Costa da Silva, líder do grupo.

Curiosidades sobre o esporte

– A primeira Copa do Mundo de Futebol foi realizada no Uruguai em 1930. O Uruguai foi campeão após vencer a Argentina pelo placar de 4 a 2.

– O primeiro campeonato de futebol, realizado no Brasil, foi o Paulista que ocorreu em 1902. O título ficou com o São Paulo Athletic Club.

O primeiro estádio brasileiro, que na verdade era um Velódromo de São Paulo, abrigou um jogo entre o Paulistano e o São Paulo Athletic. Uma família tradicional paulistana resolveu construir arquibancadas em torno dele, em 1902, e por isso se tornou um estádio.

– A expressão Oléeee ocorreu pela primeira vez entre um jogo do Botafogo e América do México. Garrincha e companhia levaram a torcida ao delírio com seus toquinhos de bola na década de 50 e consagraram o grito utilizado até hoje.

– O maior goleador de todos os tempos não é o Pelé e sim Arthur Friedenreich, com 1.329 gols. Entretanto, o Rei foi o jogador mais novo a vencer uma Copa. Tinha somente 17 anos quando o Brasil conquistou o título em 1958.

– O jogador mais alto do mundo é o belga Kristof Van Hout, com 2,08 metros, já o mais baixo é Jafal Rashed Al Kuwari com 1,55m.

– A maioria das bolas de futebol existentes no planeta são fabricadas no Paquistão.

– Segundo o Guinness World Records, o gol mais rápido do mundo foi marcado por Ricardo Oliveira durante uma partida entre o Rio Negro contra o Soriano, em 1998. Foram, apenas, 2.8 segundos de jogo.

– Apesar de sermos o país do futebol, o título na verdade é da Inglaterra com 40 mil clubes. Aqui, temos somente 13.500 registrados.

– O Macaranã, no Rio de Janeiro, é o maior estádio do Brasil, seguido pelo Mané Garrincha em Brasília, e Morumbi em São Paulo.