• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 19/02/2016
Pais e Alunos

Diretoria de Ensino de Botucatu promove mostra de curtas-metragens

Em sua 2º edição, alunos escolheram abordar sobre o impacto das Redes Sociais na sociedade atual

Com o objetivo de criar uma cultural audiovisual, a Diretoria de Ensino de Botucatu está na 2ª edição da mostra de curtas-metragens. Em diversos formatos, até mesmo com celulares, e vários temas como história da arte e suspense, os jovens passaram a criar outra rotina dentro e fora da escola. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Segundo o professor de, Marco Alexandre de Aguiar, que desenvolveu o projeto, a ideia surgiu durante as aulas, pois percebeu que os alunos tinham muito interesse por filmes.  “Sempre gostei de utilizar esse tipo de material em minhas aulas, os jovens gostam e são estimulados, fica fácil a percepção e a visualização do que está sendo contado. Foi então que percebi que eles poderiam desenvolver curtas metragens e cada um descobrir o seu papel, seja na frente ou atrás das câmeras”.

Todas as escolas da Diretoria de Ensino, professores e alunos participaram da mostra das duas edições.  “Está um sucesso tudo isso que vem acontecendo, pois estamos na 2ª edição e os alunos estão muito participativos, escolhem os temas, discutem. E esse incentivo dentro da escola é importante para o aluno fora da unidade e futuramente também”.

A 1ª edição, em 2014, teve o tema trabalhado Africanidades. Os alunos formaram grupos e filmaram curtas sobre a temática e enfocaram a perspectiva da influência dos africanos na formação do povo brasileiro. Tiveram filmes contando histórias como: Chica da Silva, Leitura da obra do artista Debret, Olimpíadas de Berlim, Vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil em 1808 e outros temas históricos estiveram entre as apresentações.  

Já a 2ª edição, realizada entre final de 2015 e início de 2016, veio com novidade, os alunos tiveram a oportunidade de escolher o tema. Optaram por falar sobre Redes Sociais, o impacto do Facebook, WhatsApp, Instagram e Twitter, e qual a repercussão na Sociedade Atual. Todas disciplinas foram aplicadas na produção dos curtas metragens.  Um professor de história abordou a história da internet,  a professora de filosofia conversou com os alunos sobre a questão da ética nas redes sociais e assim por diante.   

Os alunos se diversificaram na produção e usaram a imaginação, como animações com finais surpreendentes. Foram selecionados 24 filmes para serem apresentados para a Diretoria de Botucatu. “Esse trabalho foi maravilhoso, feito em equipe. Um descobriu o talento do outro, todos se ajudaram”, comenta a diretora do Núcleo Pedagógico, Denise Aurora Martins.

A 3ª edição está prevista para agosto deste ano e o tema também será votado pelos alunos. A temática é elaborada pelo núcleo pedagógico.

Clique aqui e acesse os vídeos das edições.