segunda-feira, 23/04/2007

Diretoria de Ensino de Mogi Mirim confirma parceria de educação ambiental

A Diretoria de Ensino de Mogi Mirim e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) lançaram os programas de educação ambiental Água Hoje e Sempre: Consumo Sustentável e […]

A Diretoria de Ensino de Mogi Mirim e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) lançaram os programas de educação ambiental Água Hoje e Sempre: Consumo Sustentável e SMAE – Educação e Cidadania.

As ações já começaram nas escolas e têm o objetivo de incentivar a educação ambiental, economizar água e desenvolver uma consciência sustentável da sociedade. Os programas vão desenvolver a capacitação de professores da rede estadual e a participação ativa dos alunos.

Temas Transversais

A parceria será baseada na troca de experiências coletivas entre os órgãos, com o apoio da Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu e de novos parceiros. Uma das atividades que será definida é a gincana entre as escolas, que virá de encontro aos objetivos do projeto Á gua, hoje e sempre: consumo sustentável.

Fique por dentro

Ações individuais são fundamentais para a economia de água. Por isso, se um milhão de pessoas fechassem a torneira ao escovar os dentes, ao longo de um mês seria poupado uma quantidade de água equivalente ao que cai das Cataratas do Iguaçu por 12 minutos. Conforme estimativa da ONU, 80% das pessoas do país da África Subsaariana não tem acesso a água potável.

Mas vale lembrar que o problema não ocorre somente na África. No Brasil, segundo o IBGE, 22 milhões de pessoas não têm acesso à água potável. O consumo de água de má qualidade é a causa de mais de 60% dos atendimentos no serviço público de saúde, que é pago por todos com o dinheiro da arrecadação de impostos.

Paola Martins