• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 16/11/2022
Notícia

Diretoria de Ensino de Suzano promove 4ª edição de Feira de Idiomas

Evento reuniu estudantes com representantes da embaixada da França e da Fundação Japão; dança, música e teatro fizeram parte da programação especial

A Diretoria de Ensino de Suzano realizou, na sexta-feira (11), no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, a 4ª edição da Feira de Idiomas do Centro de Estudos de Línguas (CEL). O evento, que reuniu estudantes do CEL vinculado à Escola Estadual Raul Brasil e representantes da embaixada da França e da Fundação Japão, contou com uma programação especial e depoimentos de ex-estudantes a respeito da importância do idioma estudado.

Integrantes da Diretoria de Ensino da região de Suzano e membros da organização do evento

Entre as atividades, vale destacar as apresentações de danças e as interpretações musicais nos idiomas ofertados pelo CEL da EE Raul Brasil – francês, espanhol, inglês e japonês. Além disso, em homenagem ao Dia Mundial do Origami, comemorado em 11 de novembro, foi oferecida ao público uma oficina exclusiva sobre a arte da dobradura com papéis. Também houve uma apresentação de Taiko – instrumentos de percussão típicos da cultura japonesa.

“A feira é uma oportunidade para que os estudantes da rede estadual possam conhecer mais sobre os cursos oferecidos pelo CEL. É uma iniciativa que pode motivá-los a aprender uma nova língua, aumentando as chances de inserção no mercado de trabalho e ampliando o acesso a outras culturas”, comenta Mara Bioto, Dirigente de Ensino de Suzano.

As inscrições para as turmas de 2023 do CEL já estão disponíveis, e a manifestação de interesse pode ser feita diretamente na escola na qual é vinculado ou pela Secretaria Escolar Digital (http://sed.educacao.sp.gov.br). Os cursos têm duração de três anos, são organizados por semestre e ocorrem no contraturno das aulas.

Sobre o CEL

O Centro de Estudos de Línguas tem como objetivos principais proporcionar ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente uma ou mais línguas estrangeiras, aumentando suas chances de participar de programas de intercâmbio estudantil, feiras de ciências e fóruns internacionais, além de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho formal, por meio da comunicação em línguas estrangeiras em contextos profissionais.

A metodologia desenvolvida em sala de aula objetiva o desenvolvimento da prática oral e do aprofundamento de estudos relacionados com aspectos culturais, sociais e históricos dos idiomas. O rendimento dos estudantes é avaliado em processo e por meio de provas escritas e orais em sala de aula. Além do certificado, o desempenho e carga horária do curso são registrados no histórico escolar.