quinta-feira, 09/12/2021
Notícia

Docentes da região de Araraquara são homenageados com medalha MMDC Caetano de Campos

Professoras receberam honraria pelos trabalhos realizados ao longo de suas trajetórias na área da educação

No último sábado (4), os professores Carla Maria Rossafa Paletti, a professora Neusa Aparecida Fachini, Paulo Cesar Zanini e Tiago Grifoni receberam das mãos do Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares, a medalha MMDC Caetano de Campos. Considerada a principal honraria concedida pelo Governo do Estado de São Paulo na área da educação, a homenagem destaca a atuação dos docentes na região de Araraquara.

“O trabalho dos professores homenageados aqui em Araraquara é excepcional e reflete toda a dedicação de todos os outros docentes da rede de ensino do estado de São Paulo”, ressalta Rossieli Soares.

A professora de Matemática Carla Maria Rossafa Paletti da EE Professor Oarcyr Antonio Ellero, em Araraquara, acredita que todos seus alunos podem ser cientistas. Em 2019, sua turma participou da “Feira Ciência na Escola”, realizada no CEAR em Araraquara e foi premiada com uma bolsa de iniciação científica do CNPq com o Projeto Lunari’s: um carrinho em arduíno com chassi composto por duas rodas e uma esfera deslizante, além de sensores ultrassônicos.

“Receber a medalha MMDC Caetano de Campos é um reconhecimento que todo profissional gostaria de receber. E tenho a certeza da importância de poder representar muitos colegas que também são merecedores dessa honraria. Diante das palavras do Secretário, a sensação de felicidade e a honra foram indescritíveis”, agradece Carla Paletti.

Educadora há mais de 35 anos, Neusa Aparecida Fachini, professora de Língua Portuguesa na EE Bento de Abreu, de Santa Lúcia, lutou para garantir a formação dos alunos durante a pandemia. Ela fez questão de continuar inscrevendo e estimulando seus alunos em concursos de redação. Foi às casas, ligou, mandou mensagem, o que ela podia fazer para alcançar os alunos o fez, e em dobro. Mesmo com tanto tempo na educação, a professora sempre se atualiza, um exemplo de dedicação.

“Fiquei muito emocionada ao receber a homenagem do Secretário Rossieli Soares. Foi uma grata surpresa quando ouvi minha trajetória escolar de 35 anos sendo proferida por suas inesquecíveis palavras. Faria tudo novamente, pois a Educação é a minha casa e o lugar onde trabalho, a EE Bento de Abreu, os meus alunos, a minha comunidade fazem parte da minha vida”, declara Neusa Fachini.

Há mais de 30 anos na educação, o professor Paulo Cesar Zanini, da EE Professor Joaquim Pinto Machado Junior, em Araraquara, encontrou na disciplina de Projeto de Vida uma oportunidade de motivar e impactar ainda mais na trajetória de seus alunos.

“Para mim esse momento ficará gravado eternamente em minha memória, pois é fruto de muita dedicação, estudo e, principalmente, muito amor e carinho com que abraço a causa de levar conhecimento, valores, integridade e ética. Através do meu trabalho, espero estar contribuindo para a formação de jovens cidadãos prontos para exercerem seus papeis sociais de forma crítica, com autonomia e competência”, confidencia Paulo Zanini.

Ao identificar que seus alunos tinham dificuldade em adotar atitudes de respeito, cooperação, solidariedade, empatia e tolerância durante a prática esportiva, o professor Tiago Grifoni, da EE Professora Letícia de Godoy Bueno Carvalho Lopes, em Araraquara, precisou agir. Com o projeto de prática do Fútbol Callejero e rodas de discussão sobre relação de gênero do esporte e protagonismo juvenil, Tiago viu a transformação que causou em seus alunos, e foi contemplado com o Prêmio “Suraya Darido” no Congresso Internacional de Educação Física Escolar, organizado pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física Escolar em Rede (PROEF).

“Me sinto muito honrado e feliz com essa homenagem e reconhecimento pelo trabalho que venho desenvolvendo nas aulas de Educação Física, considero de suma importância esse reconhecimento para o meu componente curricular, e me traz motivação para continuar trabalhando em prol do desenvolvimento dos meus alunos e alunas, contribuindo para uma educação pública de qualidade”, declara Tiago Grifoni.