• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 17/04/2021
Escolas Centenárias

E.E. Senador Vergueiro inspira professor universitário a escrever livro

Docente pretende lançar publicação que resgata a história e importância da escola centenária para Sorocaba

O professor universitário Adilson Aparecido Spim, 54 anos, tem boas lembranças da EE Senador Vergueiro, unidade escolar que frequentou. “Estudei no Senador na década de 1990 e me lembro do professor Djalma, de Educação Artística, excelente professor e com uma técnica especial. Ele fornecia um cartão onde a cada atividade realizada ganhávamos um carimbo, porém somente os primeiros a terminar é que ganhavam esse carimbo. Isso nos estimulava a desenvolver a atividade e virava uma competição bastante saudável em sala de aula!”

Ao ser questionado se o fato de ter estudado na EE Senador Vergueiro o influenciou de alguma forma na escolha profissional, responde: “De certa forma sim, sempre admirei os professores e isso foi despertando essa vocação!”

Coincidentemente, ou por obra do destino, a escola se tornou tema de mestrado do professor em 2014. Ele lembra que o motivo que o levou a estudar o “terceiro grupo escolar” foram suas pesquisas sobre o Movimento Operário de Sorocaba, que tinha, entre suas reivindicações, o ensino para crianças operárias de Sorocaba. “Me despertou a atenção que os dois primeiros grupos escolares estavam localizados na região central da cidade e o Senador Vergueiro foi instalado em um bairro ocupado predominantemente por operários”, conta.

Adilson explica a razão de suas pesquisas sobre a escola centenária: “A atual geração provavelmente desconhece sua história e sua importância para a cidade de Sorocaba, motivo este que me levou a pesquisar e escrever minha dissertação, tenho um projeto em transformar a dissertação em um livro.”

O professor ainda conserva uma ligação próxima com a unidade de ensino. “Mantenho ainda contato com a direção da escola e pretendo, ao lançar meu livro sobre a criação do Grupo Escolar Senador Vergueiro, fazer um evento nas dependências da escola para que os sorocabanos saibam da importância da EE Senador Vergueiro para o contexto histórico da nossa cidade.”

GUID;01b2a29e-7e19-4131-bf10-fcad195651b4

História

A EE Senador Vergueiro recebeu esse nome em homenagem a um integrante da família Vergueiro do tempo do Brasil imperial. Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, mais conhecido como Senador Vergueiro, foi fazendeiro de café e político luso-brasileiro. Foi pioneiro na implementação de mão de obra livre no país ao trazer imigrantes europeus para trabalharem no Brasil.

A unidade escolar se consagrou como o terceiro grupo escolar público de Sorocaba — o primeiro e o segundo lugares, respectivamente, foram as escolas Antônio Padilha e Visconde de Porto Seguro, localizadas no centro da cidade.

GUID;f94ab976-d470-4766-b6c6-6c2f6a190e96

A escola foi instalada em 1919 em prédio alugado da antiga Chácara Amarela, construída pelo empresário Manuel Lopes. O prédio atual, na rua Fernão Sales, 33, começou a ser construído em 1948. Sua inauguração ocorreu em 1954, como parte das comemorações dos 300 anos de aniversário de Sorocaba.

GUID;a7d86a76-e9e0-495a-a023-01b93962a1b6

Obras

Ano passado, a FDE realizou uma intervenção na EE Senador Vergueiro, preservando sua arquitetura histórica. Foram feitas melhorias na cobertura, reservatório, rede elétrica e adequação da secretaria. A obra, no valor de R$ 317 mil, foi entregue em setembro de 2020.

GUID;e3bd2c18-5a14-4229-91d5-f60b6d25f73b

Ensino integral

De acordo com a diretora da unidade, Sandra Susete Santiago Stievano, a EE Senador Vergueiro tornou-se uma escola de ensino integral em 2021. Conta com dois turnos de funcionamento de 7 horas: Ensino Fundamental Anos Finais, com 10 turmas, e Ensino Médio, 14 turmas. A unidade atende um total de 701 alunos.

“Temos um corpo docente de excelência para trabalhar com os anseios dos jovens, fazendo com que sejam os protagonistas. A escola está se adequando ao ensino híbrido, adaptando-se às novas tecnologias para o atendimento aos alunos presencial e remotamente pelo Centro de Mídias do Estado de São Paulo”, explica Sandra.

GUID;8951e342-b09b-40ea-bee7-a1b69c57de95