quarta-feira, 30/10/2013
Releases

Educação abre inscrição para alunos da rede cursarem até sete idiomas diferentes em 2014

Os 224 Centros de Línguas (CELs) do Estado oferecem aulas como alemão, italiano e japonês e para fazer o cadastro basta comparecer ao centro mais próximo A Secretaria da Educação […]

A Secretaria da Educação do Estado está com inscrições abertas para os alunos da rede estadual de ensino interessados em frequentar um dos 224 Centros de Estudos de Línguas (CELs) existentes no Estado. Os centros oferecem aulas de um ou mais idiomas como alemão, francês, inglês, japonês, mandarim, espanhol e italiano. Para frequentar um desses cursos, os estudantes podem procurar o CEL mais próximo, verificar a grade disponível e fazer o cadastro para o próximo ano letivo.

Para que os CELs organizem a demanda, a orientação é que as inscrições sejam feitas até a primeira semana de dezembro. Cada centro é responsável por organizar as turmas. Os cursos são oferecidos antes ou depois das aulas regulares e fazem parte das ações da Secretaria para ampliar a permanência dos estudantes nas escolas.

Podem se inscrever para o próximo ano alunos da rede estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio e para o cadastro, os interessados, ou seus responsáveis, no caso de alunos menores de idade, devem comparecer às unidades que oferecem os cursos, portando cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem.

Além de uma nova língua, os CELs proporcionam ao estudante da rede um diferencial para inserção no mercado de trabalho e acesso a outras culturas. Os cursos são ministrados por professores diplomados. Após o término dos módulos semestrais ou anuais – de acordo com o idioma-  o participante recebe o certificado de conclusão.  No primeiro semestre de 2013 a secretaria contabilizou cerca de 64 mil alunos matriculados nos centros. São 58 unidades na capital e Região Metropolitana e 166 no interior.

“Oferecer um novo idioma aos nossos alunos é mais uma das ações focadas na formação integral do jovem, que prioriza o projeto de vida. Os CELs completam 25 anos em 2013 e, pela primeira vez, vamos levar os estudantes dos Centros que participaram de um processo seletivo para a experiência de um intercâmbio internacional na Argentina, na França e na Inglaterra”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Para o intercâmbio, foram disponibilizadas 356 vagas para cursos intensivos de 20 dias na Inglaterra, França e Argentina.  A Secretaria oferecerá todo o suporte necessário, desde o trâmite para a emissão do passaporte e visto, até transporte, alimentação, estadia e jaqueta térmica. Além das aulas, os estudantes do Ensino Médio farão passeios culturais, tudo sem custo.

Serviço: Localize aqui o CEL mais próximo na sua região