• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 03/04/2019
Destaque

Educação cria canal de comunicação direto com pais de alunos da Raul Brasil

Medida foi pedido dos próprios familiares para um melhor acompanhamento das atividades da escola

Mães, pais e demais responsáveis pelos alunos matriculados na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, estiveram reunidos nesta quarta-feira (3) para apresentar sugestões de melhoria e uma maior participação deles junto à escola. A Secretaria de Educação ficará em contato constante com a comissão de pais e mães que foi formada. Os canais de comunicação serão feitos via whatsapp e email. Um dos pedidos apontados é sobre o acesso de familiares às dependências da escola, que será realizado por agendamento.

Outra solicitação atendida é referente à presença constante de psicólogos para atendimento dos alunos, além da ronda policial, que tem passado nos três turnos desde o dia 26 de março.
Ainda nesta quarta, representantes da Polícia Civil irão até a escola para conversar com familiares e funcionários sobre estratégias de segurança. Desde 21 de março, os diretores das unidades de ensino estão se reunindo com os batalhões da Polícia Militar também para abordar o tema.
Volta às aulas

Sobre o retorno às aulas, Caetano Siqueira, responsável pela Coordenadoria da Educação Básica (CGEB), explicou que a Secretaria deixou a critério dos docentes definirem o ritmo da retomada dos conteúdos pedagógicos.

“Nós confiamos muito nos professores, acreditamos que eles conhecem bem seus alunos e vão saber agir da melhor forma possível. Deixamos aberto se ele vai retomar o conteúdo de uma vez, ou fará antes algumas atividades de acolhimento e vai introduzir o conteúdo de forma mais progressiva”, afirma Siqueira.

Além disso, segundo o coordenador da CGEB, os docentes estão tendo orientações de profissionais da área da saúde mental para lidar com possíveis situações que podem se defrontar na sala de aula.

“Estamos tentando respeitar o tempo dos alunos [que ainda não voltaram] sem desrespeitar os que querem aulas. Foi uma situação dramática, estamos analisando caso a caso e entrando em contato com as famílias para apoiar e acolher”, diz Siqueira.

Sandra Peres, que há duas décadas leciona Língua Portuguesa na escola Raul Brasil, diz que nesta quarta ministrou cinco aulas e o clima foi de normalidade. “Desde a semana passada os alunos estão pedindo a volta das aulas, e percebemos que tínhamos um certo controle da situação para retornar a rotina. Não dá para ser como antes, mas precisamos retomar.

Acolhimento e apoio psicológico

Desde o dia 26 de março, a Raul Brasil está aberta para os alunos em horário regular, das 7h às 18h. Eles foram recebidos com atividades de acolhimento, como dinâmicas, leitura das cartas de apoio, exibição e reflexão de filmes, entre outras ações.

A escola foi reaberta no dia 18 de março apenas para professores e funcionários, para o desenvolvimento de atividades como acolhimento, preparação e apoio psicológico com apoio da Unicamp e Unesp, técnicos da Secretaria da Educação, entre outros profissionais e especialistas.

No dia 19 de março, a unidade foi reaberta para pais, alunos e professores. Eles participaram de projetos pedagógicos na escola e contaram com apoio psicológico, rodas de conversa, depoimentos e compartilhamento de boas práticas, entre outras atividades. Com o objetivo de mudar o ambiente escolar, toda a estrutura interna foi pintada e revitalizada.

Técnicos do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), da Secretaria Estadual de Justiça, continuam na escola para atendimentos individuais e coletivos. Os acolhimentos de saúde mental são oferecidos em todas as Unidades Básicas de Saúde e nos quatro CAPS da cidade.