• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 21/03/2024
Destaque

Educação de SP entrega quadras cobertas em duas escolas de Peruíbe

Mais de 1.400 alunos foram beneficiados com a reforma das quadras das escolas estaduais Luiz Abel e Professor Padre Vitalino Bernini

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) entregou nesta quinta-feira (21) as revitalizações de duas unidades da rede pública em Peruíbe. As obras nas escolas estaduais Luiz Abel e Professor Padre Vitalino Bernini receberam investimento de aproximadamente R$ 2 milhões.

O Estado foi representado nas entregas por Jean Pierre Neto, presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão responsável pelas obras na rede estadual, e pela dirigente regional de ensino de São Vicente, professora Joelma Aparecida Alves da Silva.

As duas escolas receberam reforma e cobertura das quadra de esportes. Cerca de 1.400 estudantes estão matriculados no Ensino Fundamental e Ensino Médio nas unidades beneficiadas.

Para Jean Pierre Neto, investir em reformas de quadras é proporcionar aos alunos não somente a prática de esportes, mas um ambiente propício ao desenvolvimento do trabalho em equipe. “Quadra revitalizada é garantia de bem-estar físico e emocional, além de contribuir para a socialização dos estudantes”.

Pierre Neto reforçou, ainda, o compromisso de ampliar as obras no estado em 2024. “Até o final do ano estimamos 2.000 obras concluídas”.

Obras na Região de São Vicente
Desde janeiro do ano passado, já foram concluídas 24 obras nos municípios que compõem a Diretoria de Ensino de São Vicente: sendo dez na cidade-sede, dez em Praia Grande, duas em Peruíbe e duas em Mongaguá, com investimento de aproximadamente R$ 12 milhões.

Cobertura de quadras
Nos 14 meses da atual gestão, o Governo do Estado de São Paulo entregou a cobertura de quadras de esportes em 109 escolas da rede estadual de ensino.

Em 2022, quadras de apenas quatro escolas receberam intervenções para cobertura. De 2018 a 2022, alunos de 31 escolas foram beneficiados com esse tipo de reforma nas quadras.

Novo modelo construtivo
A FDE tem buscado inovação de modelos construtivos com objetivo de agilizar o tempo de entrega das obras e, ao mesmo tempo, otimizar recursos. Pensando nisso, no fim do ano passado, a fundação entregou a primeira quadra coberta de lona tensionada do Estado de São Paulo na Escola Estadual Waldomiro Guimarães, situada em Santo André.

O projeto apresenta inovação tecnológica que possibilita execução em até 45 dias, tempo equivalente a um quarto do previsto atualmente para a construção de uma quadra padrão. O sistema já é amplamente utilizado em eventos mundiais, como Olimpíadas e Copa do Mundo, e a tecnologia foi testada em laboratórios em túneis de vento. Além disso, todo o aço utilizado é galvanizado a fogo, o que garante uma durabilidade quase que infinita.

O material usado no processo construtivo da quadra proporciona durabilidade, conforto térmico, proteção contra raios ultravioleta, eficiência energética, baixo custo de manutenção e resistência às variações climáticas e intempéries.

A quadra da Escola Estadual Waldomiro Guimarães foi um piloto que deve ser reproduzido futuramente.

Novas unidades
Todas as novas escolas já são construídas com quadras cobertas, o que garante proteção contra intempéries climáticas. Além de representar melhores condições à prática esportiva, as quadras cobertas acabam se tornando espaços de estímulo à participação da comunidade no dia a dia escolar.