sexta-feira, 12/04/2024

Educação de SP entrega três escolas estaduais revitalizadas em Piracicaba

Seduc-SP investiu mais de R$ 3,3 milhões nas obras; unidades beneficiadas têm mais de 1.450 estudantes matriculados

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) entregou na quinta-feira (11) as revitalizações de três unidades de ensino em Piracicaba. As obras nas escolas estaduais Professor Jethro Vaz de Toledo, Professor José Martins de Toledo e Comendador Mario Dedini receberam investimento de mais de R$ 3,3 milhões.

O Estado foi representado nas entregas por Jean Pierre Neto, presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão responsável pelas obras na rede estadual, e pelo dirigente regional de ensino de Piracicaba, professor Fábio Augusto Negreiros.

Na escola estadual Professor Jethro Vaz de Toledo foram realizadas obras de combate a incêndio e Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), acessibilidade, adequações da nova cozinha, de tubulações hidráulicas e de esgoto, reforma do refeitório, dos banheiros e manejo arbóreo. Na escola Professor José Martins de Toledo, houve demolição e reconstrução de muro, reforma dos sanitários e revisão da cobertura do galpão. E, por fim, na unidade escolar Comendador Mario Dedini a reforma da quadra esportiva foi viabilizada por meio de parceria entre as Secretarias da Educação e a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. O local recebeu piso PVC, manta de proteção e equipamentos – par de traves, par de postes de vôlei, par de estrutura de basquete com aro. Cerca de 1.450 estudantes estão matriculados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio nas unidades beneficiadas.

Fábio Augusto Negreiros, dirigente regional de ensino de Piracicaba, conta que os alunos estão animados com o resultado das reformas. “É impressionante o padrão da quadra, coisa de primeiro mundo. Esse espaço, versátil, não se limita à prática de atividade física e é, portanto, o coração da escola.”

Ele, que tem 30 anos na rede estadual, contou que a estrutura da Escola Estadual Professor Jethro Vaz de Toledo era muito diferente quando era professor. Por isso, destaca a relevância dos investimentos na escola, que fica localizada numa região carente de estrutura pública de qualidade: “A escola está bonita, bem cuidada. As reformas da cozinha e, principalmente, do refeitório fizeram toda a diferença para os alunos. Outro ponto marcante foi a adequação de salas de aula para viabilizar a oferta de cursos técnicos na unidade”. E concluiu: “Igualmente importante foram os reparos estruturais, como a substituição do muro da Escola Estadual José Martins, bem como a adequação da estrutura física, que trouxe amplitude e iluminação, transformando e humanizando o espaço escolar”.

Para Jean Pierre Neto, presidente da FDE, fazer a entrega das três reformas é demonstração de zelo pelo bem público e respeito pela comunidade escolar do município. “É muito gratificante porque percebemos o quanto a nossa atividade permite realizar mudanças na vida dos alunos e dos professores por meio da infraestrutura das escolas”. E reafirma o compromisso do Governo do Estado de alavancar as intervenções na rede: “Desde o começo do ano passado, já concluímos cerca de 1.000 obras e temos o desafio de finalizar 2.000 revitalizações no estado em 2024”.

Entregas na DE de Piracicaba

Nos primeiros 15 meses dessa gestão, já foram concluídas sete obras nas cidades que compõem a Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba, sendo seis delas na cidade-se e uma delas em Charqueada. O total investido é de R$ 4,5 milhões e há, ainda, outras 18 revitalizações em andamento, com investimento de R$ 20 milhões.