Prevenção terá medição de monóxido de carbono e palestra sobre males causados pelo cigarro
A Secretaria de Estado da Educação entra na luta contra o fumo e promove, amanhã (22/5) o exame que mede a concentração de monóxido de carbono no organismo. O teste poderá ser feito pelos funcionários da pasta após a videoconferência “Ambiente Livre de Tabaco”, que a Secretaria realiza em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Cerca de 500 pessoas, entre professores, coordenadores e diretores de escolas assistirão à palestra sobre a prevenção do consumo de cigarros e fatores de risco para doenças cardiovasculares que estão sujeitas pessoas expostas ao consumo e a inalação da fumaça de cigarros.
A palestra pretende oferecer instrumentos para que os educadores discutam com os alunos, em sala de aula, sobre os malefícios do cigarro e sobre a promoção da saúde no ambiente escolar.
Estudos feitos mostram que cerca de 35% das pessoas que não fumam apresentam índices de concentração de monóxido de carbono semelhantes aos registrados por fumantes.
No último dia 7, o governador José Serra sancionou a lei antifumo, que proíbe o consumo de cigarro e de derivados do tabaco em ambientes coletivo, privado e públicos de todo o Estado de São Paulo.
Entre as áreas de proibição do consumo de cigarro estão as áreas internas de restaurantes, lanchonetes e bares, além de empresas públicas e privadas. A lei antifumo deve entrar em vigor no próximo mês de agosto e é válida nos 645 municípios do Estado.
“É na infância e adolescência que adquirimos grande parte dos bons e maus hábitos que teremos ao longo da vida, por isso, é fundamental que as escolas e professores conscientizem os alunos dos males que o cigarro traz à saúde”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.
Para realizar o teste que mede a concentração de monóxido de carbono os servidores da Educação devem comparecer à sede da Secretaria, na Praça da República, 53 – às 15h da sexta-feira (22/5).