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segunda-feira, 14/11/2011
Imprensa

Educação distribui 1 milhão de livros para o acervo das escolas estaduais

Os exemplares representam um investimento de R$ 20 milhões da Pasta e são destinados às 4.185 escolas de ciclo II do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual A Secretaria […]

Os exemplares representam um investimento de R$ 20 milhões da Pasta e são destinados às 4.185 escolas de ciclo II do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo distribuirá 1 milhão de livros para o acervo das 4.185 escolas de ciclo II do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio da rede estadual. São 212 novos títulos, entre literatura e paradidáticos, que integram o programa Sala de Leitura e estarão à disposição de professores e alunos a partir do início do ano letivo de 2012. A Pasta investiu R$ 20 milhões na aquisição dos exemplares.

Entre os títulos que serão distribuídos estão clássicos da literatura como “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, e “Iracema”, de José de Alencar, em versão digital (CD-ROM), e o “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, em quadrinhos. Há também paradidáticos como “Uma história da música popular brasileira”, do historiador e produtor musical Jairo Severiano, e o “Atlas do Corpo Humano”, em DVD.

A distribuição deste ano tem a finalidade de complementar o acervo das escolas, que em 2010 receberam 1,5 milhão de exemplares por meio do programa Sala de Leitura, com um investimento de R$ 25,5 milhões. Na ocasião, cada unidade recebeu uma média de 420 novos títulos de autores como Lygia Fagundes Telles, Patativa do Assaré, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Jorge Amado e Clarice Lispector. Também foram incluídos clássicos da literatura estrangeira, como “Crônica de Uma Morte Anunciada”, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e “Ensaio Sobre a Cegueira”, do português José Saramago.

O acervo do programa conta ainda com títulos informativos de todas as áreas do currículo, assim como obras pedagógicas destinadas a consulta dos professores.

Criado em 2009, o programa Sala de Leitura oferece a alunos do ciclo II do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos um ambiente com rico acervo de livros e periódicos para a prática da leitura e o desenvolvimento de atividades construídas especialmente para atender ao perfil e aos interesses dos alunos de cada escola.

Projetos Apoio ao Saber e Leituras do Professor

Até o fim deste ano, alunos e professores da rede pública estadual também ganharão novos livros dos projetos Apoio ao Saber e Leituras do Professor. A Secretaria de Estado da Educação investiu R$ 71,8 milhões na aquisição de 12,2 milhões de exemplares.

Destinado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio, o Apoio Saber beneficiará cerca 3,7 milhões de estudantes, que receberão, cada um, um kit contendo três livros, sendo um do gênero poesia, um de teatro e uma narrativa. Já o projeto Leituras do Professor é voltado a todos os docentes que atuam na rede estadual, que também serão beneficiados com um kit cada um.

“O objetivo é que professores, alunos e também seus familiares tenham acesso a obras literárias de qualidade, a fim de promover a valorização da leitura e o enriquecimento cultural”, afirma o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.

Entre os 51 novos títulos estão livros como “De Repente, nas Profundezas do Bosque” (Amós Oz), “O Médico e o Monstro” (Robert Louis Balfour Stevenson), “Poemas Antológicos de Solano Trindade, O Poço do Visconde” (Monteiro Lobato) e “Madame Bovary” (Gustave Flaubert). Os outros 30 compõem os kits do projeto Leituras do Professor. São obras como “A Importância do Ato de Ler” (Paulo Freire), “Apresentação da Poesia Brasileira” (Antologia de Manuel Bandeira), “Doze Contos Peregrinos” (Gabriel García Márquez), “Memorial do Convento” (José Saramago) e “A Metamorfose” (Franz Kafka), entre outros.

Critérios de Seleção

A seleção dos títulos é realizada por uma equipe composta por técnicos da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp) e consultores externos da Secretaria de Estado da Educação, baseada em critérios como o desenvolvimento do autoconhecimento, do senso estético, da sensibilidade social, da responsabilidade para com a democracia e do compromisso para com o patrimônio histórico, cultural e ambiental. Também são levadas em consideração a relevância da obra e a qualidade da edição. Os títulos devem dar suporte aos conteúdos da matriz curricular, com objetivo de elevar a qualidade do ensino público, bem como contribuir para a ampliação da cultura literária geral.