sexta-feira, 20/12/2013
Imprensa

Educação divulga boletim escolar online dos 4,3 milhões de alunos da rede estadual

Estudantes e responsáveis podem consultar resultado final do ano letivo pela internet

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulga o boletim online de todos os cerca de 4,3 milhões de alunos da rede. As mais de 5 mil escolas da rede estadual encerram as atividades pedagógicas nesta sexta-feira, dia 20, data que marca as férias escolares. O processo de publicação dos resultados escolares já começou e pais e estudantes podem consultar via internet o rendimento e frequência final do ano. Para acessar, é necessário apenas informar o número do Registro do Aluno (RA) no site da Educação: www.educacao.sp.gov.br.

Um levantamento da Secretaria feito nas 91 Diretorias Regionais de Ensino do Estado identificou que é ampla a parcela dos familiares que buscam acompanhar as notas dos filhos: 61% confirmaram o acompanhamento e o local preferido para discussão é a reunião de pais e mestres organizada pelas unidades escolares. Cada escola é responsável pelo abastecimento virtual do desempenho dos alunos, feito após a finalização do conselho de classe, e também pela definição do término das atividades dos alunos.

“A participação dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. É de extrema importância que o boletim, divulgado todo bimestre, seja acompanhado. Outra orientação para o próximo ano letivo é para que as famílias mantenham um canal de contato com as direções escolares e sempre participem dos encontros realizados regularmente pelas instituições de ensino”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Em 2014, o calendário escolar da rede estadual será especial em função da Copa do Mundo, mantendo os 200 dias letivos. As aulas começam no dia 27 de janeiro e as férias do meio do ano foram antecipadas para ocorrer entre 12 de junho e 13 de julho, período da realização dos jogos.

Além do boletim escolar e das reuniões entre pais e mestres, outra forma de participar da vida escolar dos filhos é por meio da lição de casa. A Secretaria ouviu cerca de 1 milhão de alunos e identificou que 70,3% das crianças e adolescentes recebem algum tipo de ajuda dos pais na hora do dever de casa. A mãe foi apontada como o membro da família mais participativo nas tarefas (61%), enquanto um em cada três estudantes conta com o apoio do pai na hora do dever (33,9%).