segunda-feira, 08/10/2007
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Educação estadual cria grupo de professores especializados em super-dotados

Secretaria de Estado da Educação finaliza formação de 270 funcionários que servirão como guia para os restantes O Estado de São Paulo agora conta com 270 professores altamente capacitados para identificar e encaminhar estudo de alunos super-dotados. A Secretaria de Estado da Educação acaba de finalizar a formação desta turma, com supervisores, assistentes técnico-pedagógicos e […]

Secretaria de Estado da Educação finaliza formação de 270 funcionários que servirão como guia para os restantes

O Estado de São Paulo agora conta com 270 professores altamente capacitados para identificar e encaminhar estudo de alunos super-dotados. A Secretaria de Estado da Educação acaba de finalizar a formação desta turma, com supervisores, assistentes técnico-pedagógicos e professores coordenadores, que agora passarão a toda rede os conhecimentos.

Por cerca de um ano os profissionais foram treinados. A iniciativa pretende identificar alunos super-dotados, focando o aprendizado em temas que sejam necessários ao dia-a-dia dos alunos. Até então os alunos super-dotados da rede estadual de educação eram identificados pelo “feeling” dos professores.

“Super-dotado não é aquele aluno que tem facilidade de memorizar fórmulas e decorar datas, como a maioria pensa. O perfil desse aluno envolve muito mais a combinação de sensibilidade, criatividade e capacidade de criar e propor soluções novas para problemas na sala de aula”, afirma Maria Elisabete da Costa, diretora do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (Cape), órgão responsável pela capacitação dos professores.

O processo da Secretaria teve início em 2005, quando dois membros foram treinados por consultores da Unesco, em Brasília. Aprenderam como identificar os super-dotados. Os últimos números da Secretaria apontam para 79 super-dotados na rede, número que pode crescer a partir de agora.

“A idéia é aproveitar o aluno super-dotado para servir de exemplo aos colegas. Suas qualidades são potencializadas e servem para a turma crescer”, diz Maria Elisabete da Costa.

Características de estudantes super-dotados – exemplos

Alto grau de curiosidade

Boa memória

Atenção concentrada

Persistência

Independência e autonomia

Facilidade de aprendizagem

Criatividade

Iniciativa

Liderança

* Superdotado foi considerado ‘demônio’ quando era criança