• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 22/02/2013
Releases

Educação leva Planetário Itinerante à região de Andradina e Birigui

Moradores das cidades de Itapura, Nova Independência, Brejo Alegre, Glicério, Lourdes e Piacatu têm a oportunidade amanhã e domingo de se divertir aprendendo sobre as estrelas, o sistema solar e […]

Moradores das cidades de Itapura, Nova Independência, Brejo Alegre, Glicério, Lourdes e Piacatu têm a oportunidade amanhã e domingo de se divertir aprendendo sobre as estrelas, o sistema solar e as galáxias

 

Os moradores das cidades de Itapura, Nova Independência e Brejo Alegre, na região de Andradina, receberão amanhã (23/02) a visita do Planetário Itinerante, projeto promovido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. No domingo (24/02), a ação será levada à população de Glicério, Lourdes e Piacatu.

Abertas à comunidade e com entrada franca, as apresentações serão realizadas a partir das 10h de amanhã nas escolas estaduais Dr. Paulo Grassi Bonilha, em Itapura, Professora Zilda Prado Palovich, em Nova Independência, e Agostinho Grigolete, em Brejo Alegre. No domingo as sessões serão sediadas, também a partir das 10h, nas escolas estaduais Professora Maria Mathilde Castein Castilho, em Glicério, Dr. Pio Antunes de Figueiredo, em Lourdes, e Professora Cinelzia Lorenci Maroni, no município de Piacatu.

Com o tema “Os astros vêm até você”, o Planetário Itinerante leva aos estudantes e à comunidade local a oportunidade de aprender sobre as estrelas, o sistema solar e as galáxias. O objetivo é instigar a curiosidade a respeito do universo, além de proporcionar diversão e lazer. Iniciado em 2012, o projeto já percorreu 77 municípios do Estado de São Paulo e 90 escolas estaduais, com aporte de R$ 264 mil. Neste ano serão aplicados R$ 343 mil para que a ação chegue a mais 97 cidades e 102 unidades de ensino participantes do programa Escola da Família, situadas em municípios com menos de 15 mil habitantes, das regiões Oeste, Médio Tiête, Noroeste e Centro-Norte do Estado.

Esses locais foram selecionados a partir de critérios socioeconômicos, com o propósito de beneficiar as comunidades que carecem de bens culturais. ”Acrescentar conhecimento à população de uma forma didática e pedagógica é democratizar o saber, levar as descobertas da ciência até as bases”, afirma a chefe do departamento de parcerias da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Ana Maria Stuginski.

Cada unidade de ensino terá cinco sessões, realizadas aos finais de semana pelo programa Escola da Família. O projeto é composto por três planetários que trabalham simultaneamente por meio de espetáculos cinematográficos e atividades que visam instigar o interesse do público. “O propósito desse trabalho é sensibilizar as crianças a conhecerem o universo”, diz Ana Maria.

O conteúdo das palestras deverá abordar assuntos como planetas do sistema solar, as fases da lua, as principais constelações e o Cruzeiro do Sul. Cada apresentação dura cerca de 40 minutos e pode ser vista por até 60 pessoas.