quarta-feira, 10/04/2019
A Escola Que Queremos

Educação participa de 4º Congresso de SP no Apoio ao Escolar em Tratamento de Saúde

Evento reuniu diversas autoridades e discutiu temas como formação e aprendizagem

O secretário da educação Rossieli Soares participou na manhã desta quarta-feira (10) do 4º Congresso do Estado de São Paulo no Apoio ao Escolar em Tratamento de Saúde e do 1º Simpósio Internacional de Pedagogia Hospitalar, evento organizado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina com o apoio do Hospital São Paulo e da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa Souza” – EFAP.

O evento é voltado a docentes e educadores que trabalham com estudantes em tratamento de saúde, e visa refletir e integrar pesquisadores e profissionais das áreas de educação e saúde para pensar soluções conjuntas para as áreas.

“É bom estar aqui, junto com municípios e instituições privadas, para construir políticas públicas. Os desafios da Educação são os desafios de todas as áreas. Por isso a união com a área da saúde é tão importante, não apenas nesse congresso, mas em todas as ações e na construção de políticas públicas de qualidade”, pontuou o secretário Rossieli Soares na abertura do evento.

Diversas autoridades marcaram presença na mesa de abertura da cerimônia, que ocorreu na UNIP da Vila Clementino, na capital. O ponto mais debatido na reunião foi a importância de pensar coletivamente soluções na área da educação e na saúde. Ghislaine Gliosce da Silva, diretora-geral do Centro de Ciências Humanas da Universidade Paulista, explica: “Essa é uma questão estrutural e coletiva, e embora sejam histórias diferentes, as questões básicas dos jovens são as mesmas. Unir esses olhares significa construir um processo multifacetado de educação escolar”.

“Estamos trazendo um projeto de vida para dentro das escolas e o foco no desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais dentro da formação”, disse Rossieli Soares

O secretário de educação Rossieli Soares reforçou a ideia. “Sempre digo que não existe rede municipal ou rede estadual, existe uma rede pública e jovens que precisam de qualidade na educação. É neles que temos que pensar”, finaliza.

Foco na aprendizagem e em ouvir professores no processo

Entre os temas debatidos pelos presentes na mesa de abertura, a aprendizagem ganhou grande importância. A importância da execução de leis e políticas públicas e ações em conjunto foi debatida como uma das possíveis soluções para o grande desafio que é a saúde e a educação pública.

“Quando convivemos com crianças internadas, que não podem ir à escola, isso nos toca e nos dá uma responsabilidade imensa”, pontuou José Roberto Ferraro, superintendente do Hospital São Paulo. “A lei precisa ser eficiente e precisa ser executada no sentido de construir uma sociedade melhor”, finaliza.

Rossieli Soares também afirmou o compromisso e ressaltou a importância de ouvir os principais atores do processo de formação, o professor. “Não tem como fazer nada na educação sem discutir com o professor. O papel da Educação é sempre apoie-los, trazê-los para dentro, oferecer uma formação de qualidade tanto para quem ensina como para quem lidera”.

Léa Chuster Alberton, coordenadora do Programa de Gestão na Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, completou apontando a importância de ouvir diversos profissionais nesse processo de construção do curriculum formativo: “Qual é o olhar do médico? Do educador? Do assistente social? Do psicológico? Precisamos unir esses olhares para construir um processo de educação escolar, que é multifacetado e muitas vezes apresenta desafios em comuns com as áreas”.

O 4º Congresso do Estado de São Paulo no Apoio ao Escolar em Tratamento de Saúde terá três dias de atividades que incluem palestras, mesas redondas, plenárias e minicursos. Serão tratados diversos assuntos como saúde mental do professor; reinserção escolar do aluno após hospitalização e a importância do diálogo com a família.