• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 10/12/2013
Releases

Educação realiza mega encontro para celebrar ação que promove incentivo à leitura a 800 mil alunos

Evento marca o Programa SuperAção Jovem, feito em parceria com o Instituto Ayrton Senna, que realiza jogos educativos focados em português e matemática A Secretaria da Educação do Estado realiza […]


Evento marca o Programa SuperAção Jovem, feito em parceria com o Instituto Ayrton Senna, que realiza jogos educativos focados em português e matemática

A Secretaria da Educação do Estado realiza nestas terça e quarta-feira, dias 10 e 11 de dezembro, um mega encontro para celebrar o encerramento das atividades de 2013 do programa SuperAção Jovem. O projeto, feito em parceria com o Instituto Ayrton, levou a mais de 800 mil alunos da rede estadual, de 1617 escolas estaduais, ações de incentivo à leitura, produção de texto e experiência matemática, além do protagonismo juvenil.

Para celebrar o encerramento das atividades, mais de 250 estudantes e 200 educadores estarão reunidos em Águas de Lindoia, interior de São Paulo, para realizar jogos educativos e atividades em grupo, focados especialmente nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. A parceria entre a Secretaria e o Instituto atende a alunos do ciclo II do Ensino Fundamental, além de estudantes de Ensino Médio por meio do programa Sala de Leitura e também capacitações dos docentes.  

Neste ano, o tema do programa é “Vamos fundo! Nossa voz protagonista transforma a escola e o mundo!”. Por isso, os alunos representantes terão a missão de redigir um documento que trará as ideias e anseios dos jovens e a educação protagonista. Os 253 alunos que participam do Circuito Ayrton Senna de Juventude foram selecionados para representar escolas que desenvolveram as atividades ao longo do ano letivo.

“O programa é mais uma ferramenta para aprimorar a formação dos nossos professores e o evento é a oportunidade de mostrar aos alunos os resultados de um projeto que coloca o aluno no papel de agente principal da educação”, afirma a professora Vera Lúcia Goloni, do Centro de Projetos Especiais da Secretaria da Educação.

        Entre as atividades previstas para o encontro está um bate-papo com a participação dos jovens egressos do programa SuperAção e que hoje estão no mercado de trabalho; a escolha das melhores performances de poesia; oficina sobre gestão, protagonismo juvenil e educação integral com supervisores de ensino e coordenadores pedagógicos; além de uma atração musical surpresa.