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terça-feira, 26/11/2013
Imprensa

Educação realiza pesquisa inédita e detecta que sete em cada 10 pais participam da vida escolar dos filhos

Questionário do Saresp aplicado a 1 milhão de estudantes mostra que a mãe é mais participativa, mas uma em cada 3 crianças recebe apoio do pai A Secretaria da Educação […]

Questionário do Saresp aplicado a 1 milhão de estudantes mostra que a mãe é mais participativa, mas uma em cada 3 crianças recebe apoio do pai

A Secretaria da Educação do Estado acaba de divulgar um mapeamento inédito sobre a participação dos pais na vida escolar dos alunos da rede estadual de ensino. A pesquisa avaliou uma amostragem de 1 milhão de alunos, representativa dos 4,3 milhões de estudantes da rede. O objetivo foi detectar o acompanhamento dos responsáveis na lição de casa, ferramenta aliada do ensino oferecida pela Pasta e que auxilia na aproximação das famílias da rotina das mais de 5 mil escolas estaduais de São Paulo.

Para fazer o mapeamento, a Secretaria utilizou os dados dos questionários aplicados ano passado durante o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar), respondidos por 251.892 estudantes dos 3º e 5º anos do Ensino Fundamental (ciclo chamado de anos iniciais) e 847.477 alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, além da 3ª série do Ensino Médio. As provas que avaliam o sistema de ensino da rede estadual paulista deste ano ocorrem hoje e amanhã (dias 26 e 27).

Foi constatado que 70,3% das crianças e adolescentes recebem algum tipo de ajuda dos pais na hora do dever de casa. Além disso foi constatado que quanto mais novo o aluno, maior o índice de participação dos pais. Enquanto 17% dos alunos do 7º ano disseram que os responsáveis nunca ajudam no dever escolar, entre os estudantes do Ensino médio a parcela que não conta com o apoio sobe para 45,7%, quase três vezes superior.

Já entre os estudantes com menos de 12 anos (3º e 5º anos) apenas 5% ficam sem assistência da família na hora da lição e entre eles foi avaliado de quem parte a ajuda nas tarefas caseiras. A mãe foi apontada como a mais participativa nas tarefas (61%) e o levantamento mostra ainda que um em cada três estudantes conta com o apoio dos pais na hora do dever (33,9%). Esta questão foi de múltipla escolha – mais de um parente poderia ser apontado – e a parcela de alunos que indicou os irmãos como ajudantes somou 26,8%.

“A participação dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, além de trazer qualidade para o próprio ambiente escolar. Seja por meio do acompanhamento do boletim bimestral ou das tarefas de casa, essa parceria entre a escola e a família é a base para uma formação de mais qualidade”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Além do dever, as unidades de ensino do Estado também oferecem bimestralmente o boletim escolar para que os responsáveis acompanhem o desempenho dos filhos. A Secretaria disponibiliza o boletim nas versões online e impressa.  Para acessar, é necessário apenas informar o número do Registro do Aluno (RA) no site da Educação: www.educacao.sp.gov.br.

Um levantamento aplicado nas 91 Diretorias Regionais de Ensino do Estado identificou que 61% dos pais e responsáveis buscam acompanhar as notas dos filhos junto às unidades escolares e o local preferido para discussão é a reunião de pais e mestres organizada pelas escolas. A orientação para todas as famílias e comunidade é manter um canal de contato com as direções escolares e sempre participar dos encontros realizados regularmente pelas instituições de ensino.