• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 05/04/2016
Pais e Alunos

Educação realiza videoconferência para o Jovem Senador e Parlamento Jovem

Alunos poderão saber como será o processo de inscrição para os dois programas

Nesta quarta-feira (6), os alunos e professores da rede estadual paulista poderão acompanhar uma videoconferência online e gratuita que apresentará a edição 2016 dos programas Jovem Senador e Parlamento Jovem Brasileiro, iniciativas que dão a possibilidade do jovem estudante conhecer as funções do cargo de um parlamentar ou senador no Brasil.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A transmissão começará a partir das 9h e será feita por meio do portal da Rede do Saber, da Educação. “O objetivo da videoconferência é apresentar e informar aos interessados tudo sobre os procedimentos para a inscrição nos dois programas, que trabalham a questão da educação para democracia”, afirma Sergio Luiz Damiati, coordenador dos programas na Educação.

Em caso de dúvidas, os participantes ainda poderão entrar em contato com o coordenador dos programas pelo e-mail: sergio.damiati@educacao.sp.gov.br.

Sobre os programas

Realizado anualmente, o Parlamento Jovem Brasileiro tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, com a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os alunos tomarão posse como jovens deputados, durante uma semana, em Brasília. As inscrições para o programa já estão abertas. Saiba mais aqui.

Já o Jovem Senador é um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores. Este ano, as redações deverão ser enviadas às 91 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo, que farão uma seleção das melhores para enviar à Educação.

“Os dois programas têm como importância mostrar aos alunos as funções que um deputado ou senador exercem em nosso país. E a partir desse conhecimento é que nós conseguimos cobrar a atuação daqueles que são os representantes da sociedade”, afirma Sergio.