sexta-feira, 27/09/2013
Imprensa

Educação recebe matrícula antecipada para alunos ingressarem na rede pública até segunda-feira

Estudantes a partir de 6 anos que não estão em escolas estaduais e municipais podem fazer o cadastro para o Ensino Fundamental A Secretaria da Educação do Estado de São […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe até segunda-feira, dia 30 de setembro, as inscrições dos alunos que querem ingressar na rede pública de ensino a partir do ano que vem. O sistema centralizado de matrículas, criado pela Secretaria, permite que os candidatos façam o cadastro em qualquer escola pública, estadual ou municipal, do Estado de São Paulo.

Devem fazer o cadastro estudantes com mais de 6 anos, para qualquer ano/série do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não frequentaram as escolas públicas em 2013. Em uma próxima etapa, serão abertas as inscrições antecipadas para o Ensino Médio.

Para os alunos que já frequentam as unidades de ensino estaduais ou municipais de São Paulo a continuidade aos estudos na rede pública é feita automaticamente. Também é automático o cadastramento de crianças com idade mínima de seis anos completos que cursaram a pré-escola pública. Nestes casos, a inclusão é feita no 1º ano do Ensino Fundamental, mediante consulta aos responsáveis e atualização do endereço residencial.

“Com a matrícula antecipada, a Secretaria da Educação do Estado planeja o atendimento de todos os alunos para o próximo ano letivo, em conjunto com as secretarias municipais. O Sistema de Cadastro de Aluno unificado respeita os critérios de oferta de vagas definidos entre o Estado e o Município. O modelo facilita, também, a organização das famílias, que recebem com antecedência a informação da matricula de seus filhos”, afirma Andrea Grecco, responsável pelo Departamento de Planejamento da Rede Escolar e Matrícula, da Secretaria.

No ano letivo de 2013, foi registrado o ingresso de cerca de 985 mil alunos na rede pública, somando os alunos que vieram da rede particular, que estavam matriculados em outros estados do País e também aqueles que retomaram os estudos ou ingressaram na escola pela primeira vez. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) promovida pelas escolas estaduais de São Paulo, um levantamento da Secretaria mostra que, em média, 83 alunos com mais de 40 anos voltam para a sala de aula todos os dias.

Para fazer a inscrição na matrícula antecipada, basta o responsável pelo aluno comparecer a uma escola e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência.

Os resultados da chamada escolar para matrícula antecipada serão divulgados no período de 18 a 29 de novembro. No caso dos alunos que cursam a pré-escola pública, a divulgação será na escola de origem. Os ingressantes no Ensino Fundamental ou aqueles que cursarão os demais anos/séries que não frequentam a rede pública atualmente poderão consultar a matrícula na unidade em que o cadastramento foi efetuado.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação e Imprensa