quinta-feira, 26/08/2021
Notícia

Educação SP inicia autoavaliação socioemocional do 3º bimestre na próxima quarta-feira

Instrumento permite reflexões sobre o desenvolvimento integral para estudantes de Anos Finais e ensino médio da rede pública estadual

A autoavaliação socioemocional do 3º bimestre estará disponível para estudantes da rede pública estadual de ensino a partir da próxima quarta-feira (1). Resultado da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) e o Instituto Ayrton Senna, o instrumento poderá ser preenchido, de forma facultativa, via Secretaria Escolar Digital (SED), por estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental (Anos Finais) e do ensino médio até 22 de setembro.

Nele, os jovens têm a oportunidade de se autoavaliarem no que diz respeito às competências socioemocionais. Ou seja, as capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, além de estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas.

Bimestralmente, são respondidas pelos estudantes apenas as competências priorizadas em cada ano e série pela rede, definidas anteriormente no planejamento do componente Projeto de Vida, que é oferecido no âmbito do Programa Inova Educação. “Nas respostas, os estudantes autoavaliam seus desenvolvimentos em cada uma das competências priorizadas, em sete níveis, entre 1 e 4, de forma crescente, com justificativas. Ou seja, “degrau” 1 para menor nível de desenvolvimento e 4 para maior”, conta Rossieli Soares, secretário da Educação do Estado.

“O foco e a persistência foram importantes para que a gente não desistisse”
Estudos analisados pela equipe do Instituto Ayrton Senna trazem dados sobre o aumento de situações de depressão e ansiedade no atual contexto pandêmico, com relatos de impactos à saúde física e emocional, gerando mais vulnerabilidade para o desenvolvimento de casos de estresse pós-traumático (EPT). Diante disso, e em busca da promoção de saúde emocional para contribuir no enfrentamento desses cenários, principalmente neste momento de retorno às aulas presenciais, foram priorizadas oito competências socioemocionais, que foram divididas entre os anos: tolerância ao estresse, organização, imaginação criativa, empatia, autoconfiança, tolerância à frustração, foco e persistência.

Estudante do 3º ano na EE Professor Carlos Cattony, que fica na zona sul da Capital, Fellipe Correa, 17, é um dos participantes da autoavaliação bimestral. Ele conta que as conversas com professores e amigos, além da proposta de autoconhecimento, são fundamentais no cenário atual. “Neste um ano e meio de pandemia, realmente, tem sido mais complicado lidar com as necessidades de saúde mental, como ansiedade, por exemplo. O foco e a persistência foram importantes para que a gente não desistisse, para continuar assistindo às aulas. A autoavaliação e as conversas em sala de aula, nesta volta presencial, favorecem esse autoconhecimento e ajuda nesta retomada”, revela.

Apoio à rede
Para colaborar neste processo de desenvolvimento humano, a Seduc-SP e o Instituto Ayrton Senna têm conduzido ações formativas sobre esses temas no Centro de Mídias São Paulo (CMSP). A primeira delas, voltada para gestores, ocorreu no último dia 23. Outras ações, desta vez voltadas para os professores ocorrem em 31 de agosto, 1 e 2 de setembro. Além disso, os estudantes têm acesso a orientações específicas para o preenchimento da autoavaliação durante as aulas de Projeto de Vida, também via CMSP. A primeira ação ocorreu no último dia 25 e a próxima está confirmada para 1 de setembro.

Desenvolvimento integral
O Projeto de Vida (PV) em São Paulo tem apoio do Instituto Ayrton Senna, além de outros parceiros, e é um dos três componentes curriculares do Programa Inova Educação, que ainda conta com Eletivas e Tecnologia e Inovação. Durante as aulas, os estudantes têm contato com abordagens atuais, relacionadas, por exemplo, à gestão de tempo, organização pessoal, compromisso com a comunidade e perspectivas para o futuro.

Em maio, a Seduc-SP e o Instituto Ayrton Senna apresentaram dados de uma pesquisa inédita sobre a percepção dos estudantes da rede pública estadual sobre o desenvolvimento socioemocional. Em outro modelo de avaliação, o questionário foi respondido por 110.198 alunos, em novembro de 2019, e trouxe, entre outros pontos, informações relacionadas ao processo de aprendizagem e fatores educacionais, como melhoria do desempenho escolar, fortalecimento da saúde mental, redução dos riscos de evasão e violência escolar naquele momento específico.

Passo a passo
Na SED, os estudantes devem acessar o menu “Aluno” e, depois, os campos “Avaliação socioemocionais” e “Preencher autoavaliação”. Clique aqui para conferir o tutorial.