• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 02/02/2016
Pais e Alunos

Educadora é selecionada para programa internacional por meio de atividade em sala de aula

Docente irá participar do Microsoft Innovative Educator Experts

Professora de Língua Portuguesa na E.E. Professor Joaquim Moura de Candelária, localizada em São José dos Campos, município de São Paulo, Sílvia Helena Santos Vasconcellos foi selecionada para participar do programa Microsoft Innovative Educator Experts (MIE), iniciativa que acontecerá ao longo de 2016.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A participação se deu por meio do projeto “Aula Animada”, realizado pela educadora há dois anos e que consiste em ensinar os alunos a aprenderem a fazer filmes stop motion – técnica de animação com recursos da máquina fotográfica ou do computador. O objetivo é desenvolver a linguagem não verbal por meio da utilização das tecnologias da informação e comunicação dos dias de hoje, além do aprimoramento da escrita e leitura por meio da produção de roteiros e relatórios.

“Com a participação nesse programa eu espero poder aprender e vivenciar diversas práticas que envolvam a tecnologia e me tornar de fato, uma educadora inovadora”, revela a professora.  

O MIE é um programa que reúne professores do mundo inteiro com o objetivo de reconhecer projetos de tecnologia com ênfase em inovação na educação. Para participar do projeto, uma das atribuições é que o candidato descreva uma experiência em que foram utilizadas tecnologias da Microsoft em sala de aula. Em seu projeto, a professora utilizou programas como Office, Power Point e Word para a preparação das aulas.

Ferramentas da Microsoft facilitam a rotina do professor

Todos os alunos e professores da rede estadual de ensino podem iniciar o ano letivo com um reforço tecnológico a custo zero. Por meio da parceria entre a Educação e a Microsoft, cada um dos quatro milhões de alunos e dos 240 mil docentes serão beneficiados com cinco assinaturas do software. O objetivo é que a ferramenta auxilie no aprendizado e dinamize as aulas, podendo também ser utilizado por toda família.

Entre os programas disponíveis estão Word, Windows, OneNote, Access e Power Point, e outras ferramentas e aplicativos exclusivos, como caixa de mensagem com capacidade para até 50GB e os sistema cloud ou nuvem para o armazenamento de arquivos. É possível utilizar serviços de calendário, mensagens instantâneas e outras experiências de comunicação para o trabalho em grupo.

“As ferramentas da parceria com a Microsoft oferecem inúmeras possibilidades e podem auxiliar desde em tarefas básicas até nas mais complexas. Além de disponibilizar o pacote Office com os recursos tradicionais, agora temos outros recursos como o Onenote e o Sway que permitem possibilidades de criação de aulas mais interativas”, revela Sílvia.