• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 03/06/2005
Últimas Notícias

EE Sônia Bataglia apresentará o “Tsunami”

Tragédia serviu de base para trabalho de pesquisa que resultou em poesia premiada durante concurso interno da escola O estudante Ubirani de Jesus Souza, de 17 anos, resolveu fazer um […]

Tragédia serviu de base para trabalho de pesquisa que resultou em poesia premiada durante concurso interno da escola

O estudante Ubirani de Jesus Souza, de 17 anos, resolveu fazer um comparativo entre as vítimas do Tsunami e as vítimas da violência no Brasil. Comovido com a tragédia, que atingiu a Ásia no final de 2004, ele resolveu ainda “traduzir” seu significado em forma de poesia. Em sua obra, a onda gigante gerada por distúrbios sísmicos, com alto poder destrutivo, ganhou versos e rimas e foi a primeira colocada num concurso interno de poesias promovido pela Escola Estadual Sônia Aparecida Bataglia Cardoso – SABC, de Santa Bárbara d´Oeste.

De acordo com o estudante, a intenção desta obra poética é a de demonstrar seu sentimento de solidariedade aos asiáticos, surpreendidos pelo que denominou “fúria da natureza”. Ele explicou que ficou perplexo. “Fiquei muito chocado com o Tsunami, pois nunca poderia imaginar que isso pudesse ocorrer em pleno Século XXI. A tecnologia e seus constantes avanços não foram suficientes para detectar esta fúria da natureza, que resultou na morte de muita gente”, indigna-se Souza. Para elaborar a poesia, o estudante realizou uma pesquisa com o apoio dos agentes culturais Alessandro Andrade e Leandro Cabuatam, do Programa Escola da Família. “A supervisão e todo o apoio prestado pelos agentes culturais foram fundamentais para esse trabalho”, conclui Ubirani de Jesus Souza.

Para a declamação da poesia, que será efetuada nesta sexta, 3, pelo próprio autor, a EE SABC preparou uma encenação, de 04 minutos, com alunos que integram o Núcleo de Atividades Culturais. No elenco, em ordem alfabética, estão Aline Lima Dantas, Daivid Denis Silva, Danilo Caíres Barbosa, Ivone Pinheiro Oliveira e Rudlene Silva. “Entendemos a arte com um conjunto de atividades, essenciais ao desenvolvimento humano, Por esse motivo, além da poesia, incentivamos para o evento o teatro e a dança”, explica Maria Marinho, diretora da escola. Segundo ela, as atividades culturais promovidas pela escola, em parceria com os voluntários do Programa Escola da Família, mudaram um cenário que antes era de violência e consumo de drogas. “Graças às atividades culturais, conseguimos fazer com que a escola saísse das estatísticas das polícias Civil e Militar e entrasse para a lista das entidades culturais”, explica Maria Marinho.

Na categoria “Autor Consagrado da Língua Portuguesa”, a EE SABC participará com a “Procura da Poesia”, de Carlos Drummond de Andrade. A declamação será da aluna Gisele Soares, de 18 anos, e a encenação de Alessandra Daniele, Lílian Campos Rocha e Thiago Pietro.

Anselmo Dequero

TSUNAMI
Ubirani de Jesus Souza

O sol aparecia brilhante e fulgás
A vida nasceu! Que tempo faz?
Também como o sol cujo brilho se vai
A vida caminha entre luzes e ais.

Era o raiar de um dia
Quando as pessoas começavam a chegar
Não sabiam elas
Que dali não iriam mais voltar

Neste dia, em que tudo estava tranqüilo.
O mar foi mais forte que o esperado
E daquilo que era belo
Todo o amparo foi retirado

Da imensidão dos mares
As terríveis cenas surgiam
Milhares de vítimas
Em poucos minutos se viam

As ondas tão calmas
Num instante se enfureceram
E com seu impacto
Muitas pessoas morreram

O mar estava plácido
Levantou-se como um brado
Para os deixar na solidão
E acabar com tudo sem dó e sem perdão

Desespero e gritos de agonia
Tomam conta da multidão
Pois viram o mar tragando
Os seus sonhos sem compaixão

Lembranças de momentos especiais
Os remetem a um passado
De projetos e vida feliz
Que de todos foi mudado

O que foi que aconteceu?
Talvez nunca entenderemos…
Só nos resta uma certeza:
A vida de todos não é mais a mesma.

Tristes e abatidos
Perguntam e agora como será?
Desolados e preocupados
Pois do mar que embeleza o mundo
Não puderam escapar

(cópia cedida pelo próprio autor)