sexta-feira, 06/03/2020

EFAPE recebe encontro sobre Novo Ensino Médio

Encontro reuniu educadores, secretários e autoridades para discutir diretrizes do Ensino Médio

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo (EFAPE) sediou, nesta quinta-feira (05), o primeiro encontro da Frente de Currículo e do Novo Ensino Médio de 2020 promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O evento vai até este sábado (07).

Com palestras, dinâmicas e rodas de debate, o encontro tem como objetivo discutir a implementação do novo Ensino Médio em todo o Brasil. Condutor da mudança do Ensino Médio quando Ministro da Educação, o secretário Rossieli Soares é o líder do encontro, que contou com a presença de diversas autoridades em educação ao redor do Brasil.

“Todos nós temos talento. O Ensino Médio precisa dar condições para que o aluno encontre seu talento e se aperfeiçoe nele. Hoje, se um aluno vai mal em Português e é muito bom em Matemática, ele faz reforço de Português. Não é melhor focar em Matemática, que é onde o talento pode estar sendo demonstrado? Queremos mudar de forma dinâmica e assertiva para construir uma educação com futuro”, explica Rossieli, que comandou um painel introdutório na parte da manhã.

A mesa de debate contou com a mediação de Rossieli e a participação de Frederico da Costa Amancio, Secretário da Educação do Pernambuco, e Hubert Alquéres, presidente do Conselho de Educação de São Paulo. “Nossa grande missão aqui é pensar um Ensino Médio que seja aplicável para todos os estados e chegue em seus objetivos. Estamos promovendo rodas de escuta com alunos e professores para saber o que ele quer fazer depois da escola, quais os planos e metas que o estudante tem para seu futuro”, pontua Frederico.

O evento continua nessa sexta com foco no Ensino Médio e nas possibilidades de mudança de grande. Atualmente são 3.000 horas de aulas por ano, com disciplinas pré-estabelecidas. A ideia é alterar a grade com novas disciplinas, a exemplo da PEI (Programa de Ensino Integral), que tem disciplinas como Formação e Projeto de Vida. Além de tornar a grade mais atual, a ideia é também mesclar as disciplinas de forma a oferecer aos alunos novos pontos de vista sobre um mesmo tema.

Os estados participantes trarão suas experiências e dialogarão em busca de uma solução que possa atender todos os estados e ser implementada já em 2020. A experiência de Pernambuco está atrelada ao Ensino Integral, que recentemente teve grande expansão em São Paulo e serviu como inspiração para o Inova Educação, nova política educacional que entrou em vigor neste ano.