• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 11/11/2008
Últimas Notícias

Efeito Big Brother no “Almanaque Educação”, da TV Cultura

O tema O Grande Big Brother – Invasão de Privacidade é a pauta desta edição do Almanaque Educação . A atração, exibida pela TV Cultura nesta terça-feira (11/11), às 19h30 […]

O tema O Grande Big Brother – Invasão de Privacidade é a pauta desta edição do Almanaque Educação . A atração, exibida pela TV Cultura nesta terça-feira (11/11), às 19h30 , reflete sobre a expressão “Grande Irmão”, criada pelo escritor inglês George Orwell, em seu romance “1984”.

No livro, o autor retrata um universo ficcional sobre o futuro: no ano de 1984 viveríamos em uma ditadura totalitária, na qual o Estado controlaria toda a sociedade por meio de filmadoras. Assim, podemos afirmar que ficção e realidade caminham de mãos dadas, já que cresce a cada dia o número de câmeras de segurança espalhadas nas grandes cidades. Mas será que esse monitoramento afeta algum direito da população?

Na Grande Reportagem do programa, o público confere uma matéria que mostra câmeras de vídeo em algumas escolas. Agora, os pais podem observar e até controlar o comportamento dos filhos, desde a sala de aula até as atividades recreativas e o convívio com professores e colegas. No quadro Minha Visão das Coisas , a atração mostra a opinião do público sobre a profusão de câmeras espalhadas pela sociedade – ruas, elevadores, shoppings, supermercados, e seu impacto na individualidade. E no quadro Pequenas Histórias Particulares , uma detetive conta as aventuras de sua profissão.

A Trupe do programa é formada pelos personagens Azeitona (Fabiano Geuli), Dorinha (Melissa Nascimento), Suspiro (Ju Colombo), Chumbinho (Paulo Henrique Jordão) e Guri (Márcia Oliveira). A atração, uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação, vai ao ar as terças, às 19h30, com reapresentação aos sábados, a partir das 11h30.