• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 05/12/2017
A Escola Que Queremos

#DiaInternacionalDoVoluntário: conheça uma história inspiradora

Exemplos não faltam, como o de professores que se juntaram para dar aulas fora do expediente e ajudar alunos no vestibular

Em 5 de dezembro se comemora por todo o mundo o Dia Internacional do Voluntário. A data foi escolhida pela ONU e a ideia é promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade. Mas, não precisa ir muito longe para encontrar pessoas que se dedicam a ajudar seus semelhantes. Na E.E. Pedro de Moraes Victor, zona Norte da capital, um grupo de professores dá aulas fora do expediente de trabalho para preparar seus alunos para o vestibular, o ENEM e para a ETEC.

Para o professor Helio Alves Coelho, professor de Geografia e organizador do cursinho pré-vestibular, “o maior êxito no projeto é que os alunos estão encaminhados na vida, podem ter um futuro melhor”. Segundo ele, para ser voluntário na escola não é preciso muito esforço, “basta ter disponibilidade de tempo, e gostar do que faz”, explica Helio.

Os alunos reconhecem os esforços dos professores. A Nathaly Costa Miranda, da 3ª série do Ensino Médio, esclarece que as aulas em classe, dentro do período normal, sempre foram muito válidas, “porém, o cursinho preparatório deu um suporte maior para prestar o ENEM, por exemplo. Me senti favorecida”, agradece a aluna.

As aulas acontecem uma vez por semana, toda sexta-feira à noite. O professor Helio começou com o projeto há quatro anos e convidou outros colegas, os professores Marcelo Didimo, de Língua Portuguesa, Edson Alves dos Santos, de Matemática e Sérgio Antonio da Silva, de Física, além de outros que passaram pela iniciativa e, com o tempo, tiveram que tomar outros caminhos.

Eles sempre estão presentes, mas acabam fazendo um rodízio para que os alunos nunca deixem de ter aulas. As aulas de Língua Portuguesa e Geografia, no entanto, acontecem todas as semanas.

Os profissionais, sem exceção, são voluntários, e o professor Marcelo Didimo, que não faz mais parte da rede estadual, preferiu continuar frequentando a Pedro de Moraes Victor para dar continuidade ao projeto.

A Secretaria da Educação é uma rede forte e, sem dúvidas, essa força vem dos profissionais e alunos que a formam. Parabéns a todos os voluntários da nossa educação!

Seja um voluntário do Programa Escola da Família

A Secretaria de Estado da Educação conta hoje com quase 10 mil voluntários no Programa Escola da Família (PEF). São cerca de 2,2 mil unidades de ensino que participam do programa, que oferece atividades culturais e gratuitas para toda a comunidade aos finais de semana.

Para participar do programa não é preciso ser estudante da rede estadual. Basta criar um projeto em um dos quatro eixos do PEF: cultura, esporte, prevenção à saúde e geração de renda. Os temas devem se adequar ao público de cada unidade também. O seu projeto será avaliado e, caso seja aprovado, a equipe do programa vai adaptá-lo à realidade da comunidade.

– Clique aqui e acesse o Termo de Adesão