sexta-feira, 01/04/2005

Em Assis, escola abriga projeto para alunos especiais

A escola municipal “Professor Darcy Ribeiro” abriga, desde a semana passada, um projeto de orientação pedagógica para crianças portadoras de necessidades especiais. São aulas de natação que fazem parte de […]

A escola municipal “Professor Darcy Ribeiro” abriga, desde a semana passada, um projeto de orientação pedagógica para crianças portadoras de necessidades especiais. São aulas de natação que fazem parte de uma prática extracurricular da disciplina de Educação Física.

A iniciativa partiu do professor Airton Rodrigues que, em conjunto com a professora Vanda Eda, pôs em prática o projeto com o objetivo de estimular o condicionamento físico dos alunos. “A água relaxa e age como calmante nos músculos das crianças, assim, elas desenvolvem uma capacidade de movimentação maior do que conseguem normalmente”, explica Rodrigues que credita outras vantagens à prática. “Eles (alunos) trabalham o alongamento do corpo proporcionando mais flexibilidade e firmeza nos membros”, relata.

Segundo a diretora da escola, Maria Inês Reynaldo Vieira, a iniciativa foi acolhida com satisfação. “Ficamos muito felizes com o projeto. Além dos benefícios proporcionados pela aula, a alegria das crianças faz a diferença, assim como o desempenho e dedicação do professor”, declara.

Carla Aparecida de Oliveira, de 15 anos, é uma das alunas assistidas pela escola. Ela já nota diferenças em seu condicionamento. “Meus movimentos estão melhores, mais livres. Meus músculos eram duros e começo a sentir um relaxamento”, conta Carla que ainda confessa ficar receosa com a notícia da natação. “Eu estava tensa no primeiro dia da aula, mas agora já percebi que o professor não descuida da gente. Ele é muito bom e carinhoso com todos nós”, testemunha.

A escola agradece à Associação Atlética Ferroviária que cedeu o espaço para a prática do esporte. “Nós apresentamos o projeto à direção do clube, que aceitou dar abrigo ao trabalho. Cederam as piscinas e os procedimentos médicos necessários”, explicou.

O projeto abriga sete crianças, de cinco a 15 anos. As aulas são de aproximadamente duas horas por semana, no mesmo período das outras disciplinas.

(Diário de Assis)