quinta-feira, 29/03/2018
A2img / Daniel Guimarães

Novos diretores de escolas recebem boas-vindas da Educação durante evento

Na última quarta (28), foram apresentadas informações sobre o estágio probatório e todas as ações de formação continuada

Na última quarta-feira (28), aconteceu no auditório da EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores) evento para dar as boas-vindas aos diretores ingressantes da rede estadual paulista de ensino. No total, 1838 profissionais assumiram a função. O propósito é criar laços, promover o diálogo e dar suporte aos novos gestores

Na ocasião, foi apresentada a estrutura da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, informações sobre o estágio probatório e todas as ações de formação continuada que são oferecidas pela EFAP para os diretores ingressantes. A diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido, palestrou sobre gestão e abriu discussão acerca dos desafios da escola contemporânea e a importância do papel do diretor de escola enquanto líder e gestor. O objetivo é contribuir para que o diretor ingressante na rede atue com foco na aprendizagem do aluno, propiciando uma Educação Básica inclusiva, democrática e de qualidade.

Os novos diretores estão se sentindo acolhidos e demonstram grande energia para dar continuidade aos trabalhos. Para Paulo Cesar Miguel Martins, diretor ingressante da E.E. Maria de Carvalho Senne, DE Leste 1, o evento “demonstra fundamentalmente a preocupação com os seres humanos. Todos nós somos pessoas, precisamos de um suporte técnico, mas sobretudo desse carinho, desse acolhimento para que a gente possa também, em nossas escolas, estar propagando essa prática”, acredita.

Jair Conti Júnior, diretor da E.E. Castro Alves, foi o primeiro ingressante da DE Norte 2. Ele acredita que o trabalho será árduo, mas que conseguirá levar alunos, funcionários e comunidade a um projeto exitoso. Segundo ele, “tudo é uma questão de tratar bem as pessoas, nunca tive problema enquanto professor por sempre tratar meus alunos com respeito. Pretendo trazer isso para a minha gestão para que bons laços sejam construídos”, explica.

Recém chegada do interior, da cidade de Tabapuã, Aureli Martins Sartori de Toledo entende que terá um duplo desafio. O primeiro será se adaptar à complexa capital paulista, o segundo será a gestão escolar. Diretora ingressante da E.E. Cacilda Becker, DE Norte 1, Aureli agradece por ter sido muito bem acolhida pelos alunos e funcionários da unidade escolar e da Diretoria de Ensino. “E eu estou feliz, me sentindo realizada. Um evento como esse, de boas-vindas, dá o suporte que a gente precisa, esse apoio, direcionamento. Não é fácil ser gestor, e um líder, se não tem esse apoio, tudo fica mais difícil”, diz.

Anteriormente, atuante como Professora Coordenadora de Núcleo Pedagógico, a atual diretora de escola Katia Martins Rodrigues, da E.E. Ester de Figueiredo Ferraz, unidade pertencente à DE Leste 3, diz que estar na EFAP “é um privilégio. A gente entra se sentindo valorizada, se inspirando. As falas da palestrante deixaram claro que não estamos sozinhos”. Ela completa: “ao entrar na direção percebi como é grande a responsabilidade. A gente se sente pequeno, mas tem pessoas para nos ajudar”, comemora.

Além do secretário José Renato Nalini e da secretária-adjunta Cleide Bochixio, o evento contou com representantes das sete coordenadorias que compõem a Secretaria da Educação – CGEB, CGRH, CIMA, CISE, COFI, EFAP e SAREG. Diretores ingressantes das 13 diretorias de ensino da capital estiveram na plateia, enquanto que os do interior e litoral puderam acompanhar a festividade por videoconferência, transmitida em todas as salas da Rede do Saber.