• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/04/2018
Foto Divulgação
Boas Práticas

Em feira de rua, escola conscientiza sobre questões relacionadas ao Meio Ambiente

Entre as atividades do projeto Ciência na Feira, alunos cantaram e palestraram nas ruas de São Carlos

No última terça-feira (24), em São Carlos, os alunos da escola Professor Sebastião de Oliveira Rocha que fazem parte do Clube da Ciência lançaram o projeto “Ciência na Feira”. Em parceria com a Universidade de São Paulo e a prefeitura da cidade, os estudantes foram até uma feira livre e apresentaram show musical, peça de teatro e dialogaram com o público sobre higienização de alimentos, bem-estar, consumo consciente e preservação do Meio Ambiente.

O projeto surgiu a partir do interesse da unidade participar de forma ativa da 5ª Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada ainda em 2018. Mas, não se limitará a uma única escola, pois a Diretoria de Ensino pretende estender a iniciativa para as escolas estaduais de Ensino Médio que têm o Clube de Ciência, em São Carlos.

“O projeto é no contraturno, e os interessados utilizam material elaborado especialmente pela USP. A ideia é incentivar o estudo das ciências”, explica a dirigente de ensino da região de São Carlos, Débora Gonzales Blanco. “O Ciência na Feira leva para o ambiente externo os projetos que os alunos desenvolvem na sala de aula e extraclasse”, completa.

Débora enfatiza que “o tema é super interessante, pois essa geração precisa se acostumar que a água é algo que pode acabar. E esses alunos agora têm essa consciência”. Jonas Eduardo estuda na unidade, esteve presente na feira e concorda com a professora. Para ele, “hoje, gastamos muita água e isso vai acabar com o nosso planeta. É importante conscientizar as pessoas sobre a economia”.

Com temas voltados ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e conscientização ambiental, o projeto faz parte dos programas de difusão da ciência da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, do município. Durante quatro semanas, os alunos da unidade estarão na feira da Praça XV, com temas variados.